sábado, 5 de fevereiro de 2011

O 'monstro' por trás do mistério do Chupacabras



A
bundam os avistamentos do monstro de quatro patas, sêm pelos, que com suas presas mata e suga o sangue e, às vezes, o leite do gado, nos Estados Unidos e América Latina. Seu nome é chupacabras.

Há, na verdade, um verdadeiro monstro atrás das aparições, mas ele tem oito pernas, mede no máximo 0,02 cm de comprimento e entra na pele, ao invés de sugar o sangue. Seu nome: Sarcoptes scabiei, o ácaro que causa sarna em seres humanos ... e coiotes.

Os chupacabras são realmente coiotes com uma infecção grave chamada sarna sarcóptica causada por esses ácaros, de acordo com Barry O'Connor, um biólogo evolucionista da Universidade de Michigan.

"As infecções em humanos são geralmente leves, causando manchas de pele. Durante a nossa longa história evolutiva, com o ácaro, nós ganhamos a capacidade de combater as infecções.

C
ães domésticos e outros animais têm menos experiência com o ácaro do que nós, e para eles a infecção pode ser grave.


Mas as perspectivas são muito piores para os seus parentes selvagens que não têm experiência com a doença, e muitas vezes morrem", disse.

"Para mim, o aspecto mais interessante de todo este sistema é o fato de que estamos falando de um parasita humano que passou de nós para os outros animais, ao contrário de todas as coisas que têm ido em outra direção ", disse O'Connor ao LiveScience.

Os relatos do chupacabras começaram em Canovanas, Porto Rico, em 1995, onde foi dito que a criatura ficava em duas patas e possuia espinhos nas costas.

Os avistamentos se expandiram, com relatos da criatura em outros lugares, especialmente no México, onde foi descrita como um animal de quatro patas, mas ainda sem pêlos e feio. As pessoas começaram a tirar fotografias, que, segundo O'Connor, revelaram a verdade.

"As fotos mostram claramente os coiotes ou cães com sarna sarcóptica muito grave", disse ele.

"Os ácaros escavam a pele dos animais, levando-os a perder os pêlos e provocando uma resposta imunológica que torna a sua pele espessa e feia.

Seus rostos incham, e seus dentes caninos se tornam mais proeminentes, assemelhando-se a presas.


Enfraquecidos pela infecção, eles podem ficar mais propensos a atacar animais de criação, ao invés de suas presas habituais, tais como coelhos," disse ele.

Há evidências de outras fontes também. Uma estranha carcaça sem pêlos encontrada em um campo de golfe no Texas, foi apelidada de chupacabras.

Mas um exame biólogico revelou uma grande semelhança com um guaxinim.
A criatura também aparentemente sofria de várias doenças que podiam causar perda de pêlos.


Tradução: Carlos de Castro



Fonte: MSNBC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...