sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Arqueólogos acham assentamento "inigualável" da Idade do Bronze na Escócia




    Um grupo de arqueólogos descobriu um assentamento "inigualável" com destroços de 14 casas da Idade do Bronze (3000 a.C - 1500 a.C) em uma praia do arquipélago de Órcades, ao norte da Escócia, informou na quinta-feira o jornal "The Times". 


    Os responsáveis pelo achado acreditam que os destroços fazem parte de um dos maiores assentamentos da Idade do Bronze das ilhas escocesas, com mais de quatro mil anos de antiguidade. 


    De acordo com os arqueólogos, as casas foram enterradas sob as dunas por volta do ano 2000 a.C., mas só agora foram reveladas por causa das fortes chuvas que atingiram a Escócia recentemente. 


    Os arqueólogos realizaram fizeram a descoberta entre as praias do Tresness, na ilha de Sanday. Acadêmicos de diversas universidades do Reino Unido passeavam pela orla para visitar um famoso sítio arqueológico quando localizaram os destroços das casas, assim como diversos instrumentos de pedra. 


    A professora Jane Downes, especialista em Idade do Bronze na Universidade de Highlands & Islands da Escócia, afirmou que se trata de "um dos maiores e mais complexos assentamentos da Idade do Bronze nas ilhas escocesas, comparável às casas circulares estendidas por outras partes" do país. 


    Embora este arquipélago já seja conhecido pelo assentamento neolítico "Skara Brae", este novo achado em Sanday foi descrito como "inigualável em Órcades", segundo Downes. 


    Líder do grupo, Cath Parker disse que ter encontrado este novo assentamento é "incrivelmente emocionante". 


    "A paisagem arqueológica sob as areias de Sanday não deixa de nos impressionar", comentou. 


    Outros descobrimentos importantes da Idade do Bronze foram feitos em outras partes da Escócia nos últimos anos. Em fevereiro foram identificados restos de esqueletos em Drumnadrochit, às margens do Lago Ness, datados do Bronze primário. 





    Fonte: Terra

    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...