sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Lago em Marte pode ter abrigado vida no planeta vermelho

 
 
As notícias e descobertas relacionadas à existência de água em Marte continuam fluindo. Pouco tempo após a exploração do planeta vermelho realizada pela NASA ter confirmado que a água em estado líquido ainda existe, novos dados sugerem que Marte pode já ter tido água o suficiente para dar suporte à vida. 
 
 
A sonda Curiosity tem estudado a cratera Gale, onde descobriu evidências de que ela já abrigou um sistema parecido com um lago durante um longo período de tempo. A descoberta é altamente significante, pois sugere como deve ter sido o ambiente e a atmosfera do planeta. 
 
 
A comprovação de que Marte teve grandes quantidades de água durante longos períodos de tempo sem congelamento pode levar diretamente à questão da existência ou não de vida no planeta. 
 
 
A Curiosity tem estudado algumas rochas sedimentares na cratera Gale, onde encontrou grãos de arenito, algo que, combinado com sua profundidade, sugere que havia uma grande massa de água na região. 
 
 
Isso difere das teorias anteriores sobre a existência de água na superfície de Marte. Este é apenas um pequeno passo no longo caminho para a confirmação de que Marte já abrigou vida, mas as possibilidades são, certamente, cada vez maiores. 
 
 
Conforme dito pela equipe responsável pela sonda Curiosity, essa última evidência sugere uma "possibilidade tentadora de existência ou preservação de vida extraterrestre, pois a água era muito abundante".




Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...