sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nova arraia é descoberta em Ningaloo, Austrália


Cientistas descobriram uma nova espécie de arraia no Ningaloo Marine Park, indicado como Patrimônio Mundial no mês passado.

Donna Faragher, Ministra do Meio Ambiente, disse que a nova arraia é parte da família das arraias mascaradas e tem uma envergadura de 30 centímetros, muito menor do que a maioria das raias encontradas em Ningaloo.

Faragher disse que o achado destaca a importância do Ningaloo Marine Park.

"É uma zona de rara beleza, riqueza biológica e com significância geológica internacional", disse. "Nós precisamos garantir sua proteção e conservação."

O Ningaloo Marine Park faz parte de uma área de 710.000ha de terra e mar, incluindo o Recife Ningaloo, Cabo Range e as ilhas Muiron de Exmouth, incluídos na lista do Patrimônio Mundial no mês passado.

Com sede em Paris o Comitê das Nações Unidas para o Patrimônio Mundial vai passar 18 meses avaliando a indicação, antes de decidir se concede a Ningaloo o status de Patrimônio Mundial.

Se for bem sucedido, Ningaloo se juntará a 17 outros locais australianos que já estão na lista, incluindo Shark Bay, Uluru-Kata Tjuta e o Kakadu National Parks.

A descoberta da nova arraia em Ningaloo foi feita durante uma série de pesquisas de mergulho realizadas pela CSIRO, em colaboração com o Departamento de Ambiente e Conservação (DEC) e a WA Marine Science Institution.

O cientista da CSIRO, Will White, disse que a descoberta mostrou que ainda há muito a aprender sobre tubarões e arraias que vivem na área.

"Desde que a encontramos em Ningaloo,fomos capazes de determinar que esta espécie também existe a 400 quilômetros ao sul, em Shark Bay", disse White.

"O habitat muito específico ocupado por esta arraia significa que o monitoramento e administração cuidadosa são necessários. Elas também vivem perto da costa, e as pessoas podem ver a criatura de perto".

A oceanógrafa Waples Kelly do DEC disse que as pesquisas de mergulho também documentaram 47 espécies de tubarões e arraias, embora possam viver no parque marinho até 118 espécies de tubarões e arraias.

Ela disse que a pesquisa no Ningaloo Marine Park será utilizada pelo DEC no desenvolvimento de um programa de monitoramento marinho na costa oeste australiana.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Discoveryon




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...