terça-feira, 13 de março de 2012

Cientistas russos e sul-coreanos vão clonar um mamute


O cientista sul-coreano Hwang Woo-Suk da Fundação Sooam de Pesquisa em Biotecnologia, da Coreia do Sul, aperta a mão de Vasily Vasiliev, vice-reitor da Universidade Federal do Nordeste da República da Iacútia

Cientistas russos e sul-coreanos planejam clonar um mamute em conjunto. O respectivo acordo foi assinado em Seul por representantes de centros biológicos dos dois países.

O documento prevê a cooperação no estudo do genoma dos animais antigos, um dos principais desafios é a clonagem de um mamute, a espécie extinta há 4500 anos.

Pesquisadores de células-tronco estão agora voltando seus olhos para o extinto mamute, depois de o aquecimento global causar o degelo do permafrost (solo permanentemente congelado) na Sibéria e da descoberta de vestígios do animal.

A Fundação Sooam afirmou que lançaria uma pesquisa neste ano se a universidade russa puder enviar os fósseis. O Instituto de Genômica de Pequim também fará parte do projeto.

A fundação sul-coreana informou que irá transferir tecnologia para a universidade russa, que já se comprometeu com uma pesquisa conjunta com cientistas japoneses para trazer o mamute à vida.

"A primeira e mais difícil missão é a de restaurar as células do mamute", explicou outro pesquisador da Sooam, Hwang In-Sung, à AFP. Seus colegas se unirão a cientistas russos na tentativa de encontrar algum tecido bem preservado com um gene não danificado.

Ao trocar o núcleo de óvulos de um elefante pelos retirados das células somáticas do mamute, poderão ser produzidos embriões com o DNA do mamute e eles seriam implantados no útero de elefantes que servirão de barriga de aluguel, esclareceu.

A Sooam vai usar um elefante indiano para a transferência do núcleo. As células somáticas são células não-sexuais do corpo, como as de órgãos internos, pele, ossos e sangue.

"Será uma tarefa árdua, mas acreditamos que é possível porque nosso instituto é muito bom em clonar animais", declarou Hwang In-Sung.

Especialistas sul-coreanos já clonaram outros animais, como uma vaca, um gato, cães, um porco e um lobo.

Em outubro do ano passado, Hwang Woo-Suk apresentou oito coiotes clonados em um projeto financiado pelo governo provincial.



Fonte: Voz da Rússia/IG

Um comentário:

Morgana disse...

Belissima postagem Carlos.Será que teremos por aí futuramente um Jurassic Park?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...