sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dentes de rã podem representar “furo” em teoria evolutiva

 Gastrotheca Guentheri


Um novo estudo aponta que os dentes de uma espécie de rã chamada Gastrotheca Guentheri representam um desafio a Lei de Dollo, princípio básico das teorias evolucionistas, no qual as estruturas físicas perdidas durante o processo evolutivo não podem se recuperar. 


De acordo com os pesquisadores, os antepassados dessa rã ​perderam seus dentes da mandíbula inferior há 230 milhões de anos, e hoje, a espécie G. Guentheri mostra sua dentadura completa, tanto na mandíbula inferior como na superior.

 
Segundo os especialistas, esse "evento raro" revela algo ainda não especificado inteiramente na Lei de Dollo: é mais fácil "desenvolver certas coisas quando elas já existem em outro lugar”. 


Isto significa que esta espécie de rã conseguiu desenvolver os dentes na mandíbula inferior, pois ela já tinha os dentes no maxilar superior.


De qualquer forma, o mais estranho neste caso é que não se conseguiu encontrar uma razão  evolutiva para justificar essa alteração na dentadura da rã, já que elas usam a língua para caçar e se alimentar e não os dentes. O fato segue ainda como um verdadeiro enigma para os cientistas da evolução.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...