George foi resgatado quando seu inventor, Tony Sale, recebeu um telefonema da BBC, convidando-o para participar de um programa sobre invenções.
Segundo a BBC Mundo, o robô foi criado depois da 2ª Guerra Mundial, uma época de racionamento que que incentiou as pessoas a construirem aproveitando tudo que fosse possível. Nessa época, muitos europeus exercitaram sua criatividade para se alimentar ou se vestir.
Em 1950, Sale, com apenas 19 anos, criou o robô a partir da sucata de um avião de bombardeio. Naquela época, criar qualquer tipo de robô era uma façanha.
Mas George não foi o primeiro homem-máquina criado por ele, e sim o quinto. "Quando eu tinha 12 anos eu tinha recolhido o suficiente para construir um pequeno robô", disse Sale à BBC.
Esse robô já era capaz de andar e manter-se firme, e Sale foi dando melhorias contínuas às versões seguintes.
Depois das versões anteriores, que já andavam e eram controladas por rádio, George, que é alimentado por duas baterias da motocicleta, era capaz também de virar a cabeça, mover um braço e sentar-se, além de ganhar células sensíveis à luz em seus olhos.
Na época, o robô chamou muito a atenção da imprensa. "Eu acho que ele realmente impressionava as pessoas, porque ele parecia muito realista", disse Sale ao Daily Mail.
"Infelizmente não fui capaz de melhorá-lo mais, pois os computadores não estavam suficientemente desenvolvidos na época.
Ele não tem memória e não havia nenhum computador suficientemente pequeno para permitir que ele se tornasse um robô inteligente, por isso ele foi guardado", afirmou.
Sale disse à BBC que com um pouco de óleo e pilhas novas, o robô voltou a andar. Sale já doou George para o Museu Nacional de Computação em Bletchley Park, que ele ajudou a fundar.
"É adorável ver George trabalhando novamente e as pessoas poderem vê-lo e visitá-lo", disse o inventor ao Daily Mail.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário