terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Barberapiteco, o novo simio catalão




Dentes de uma fêmea permitiram identificar um novo gênero de macaco antropomorfo.

Uma equipe de pesquisadores descobriu um novo gênero de macaco que vivia ​​no Mioceno cerca de 11 milhões de anos no que é hoje a província de Barcelona, e que foi batizado Barberapithecus huerzeleri.

Pesquisadores do Instituto Catalão de Paleontologia identificaram 15 dentes de uma fêmea encontrada em um campo perto de Barberá del Valles, a localidade da qual tirou seu nome.

Seu nome científico se deve à Johannes Hürzeler, paleontólogo alemão que trabalhou com Miquel Crusafont, pioneiro da paleontologia espanhola.

O barberapiteco, cujos detalhes serão publicados na revista American Journal of Physical Anthropology, pertence ao grupo dos pliopitecos, macacos originários da África que depois se espalharam pela Europa.

A equipe do ICP também encontrou os restos do que, por enquanto, é o mais antigo pliopiteco da Península Ibérica. Um molar com cerca de 12 milhões de anos no sitio de Can Mata, um aterro perto de Barcelona, ​​onde já havia sido encontrado outro fóssil batizado de Pau, e chamado de "o primeiro catalão."


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Público.es

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...