quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nova espécie de anfíbio é encontrada na Índia



Gegeneophis primus tem cerca de 17 centímetros de comprimento
 


Exemplar pertence a família de animais sem membros e habita zonas úmidas.


Uma equipe de cientistas britânicos e indianos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de anfíbio sem membros. 


O animal foi encontrado por acidente no sul da Índia, durante uma escavação próxima a um riacho das montanhas de Ghats Ocidental, na província de Kerala.  

O espécime, de cerca de 17 centímetros de comprimento e de cor rósea, pertence a uma família de anfíbios sem patas pouco estudada chamada Caeciliidae. 


De acordo com Ramachandran Kotharambath, um dos autores do relatório divulgado na publicação acadêmica Zootaxa, os pesquisadores avaliaram que o animal pertence a uma espécie não identificada até então após compará-lo com outros anfíbios.


De acordo com o grupo, exemplares da espécie, batizada de Gegeneophis primus, foram coletados durante escavações em duas épocas de chuvas de monção - em outubro de 2010 e em agosto de 2011. Eles foram descobertos em vales onde há plantações e onde a água se aloja após as chuvas.


As descobertas foram feitas após um trabalho que envolveu a Universidade de Kerala e o Museu de História Natural de Londres, com contribuições da Universidade Central de Kasagord. O habitat, a história e outras características da espécie, porém, ainda não foram especificadas.


A descoberta da nova espécie indica que os anfíbios sem patas podem ser uma família com uma vasta variedade na região dos Ghats, de acordo com Ramachandran. 


"Achar o animal em uma plantação mostra que ele é bastante vulnerável a atividades antropogênicas e estão vivendo de forma silenciosa bem debaixo dos nossos pés", analisou.


A espécie não está ameaçada, já que a estrutura do seu habitat é mantida mesmo com a atividade humana, dizem os cientistas. 


Eles também pontuam que precisam saber mais sobre quais são as condições do habitat do anfíbio e em que nível ele se expandiu para outras regiões.



Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...