terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tutancâmon foi mumificado com pênis ereto por questão religiosa






A descoberta da tumba de Tutancâmon, quase um século atrás, respondeu algumas questões sobre o funeral do jovem e famoso rei do Egito, morto aos 19 anos, em 1323 AC. 
 
 
Outras questões, entretanto, ainda são debatidas por especialistas. Uma delas é por que o faraó foi mumificado com o pênis ereto, em um ângulo de 90 graus.


A múmia de Tutancâmon foi a única até agora descoberta a ter o membro mantido dessa forma. Egiptologistas da Universidade do Cairo acreditam ter chegado à resposta que põe fim ao mistério fálico: o motivo fora religioso.


À época da morte, Tutancâmon enfrentava uma revolução religiosa comandada pelo seu próprio pai, Akhenaten, que queria pôr fim à crença dos egípicos em vários deuses. 
 
 
Assim, quando o faraó morreu, o processo de mumificação fez com que Tutancâmon ficasse parecido com Osíris, o deus do submundo, em uma tentativa de assustar os revolucionários.


Além do pênis ereto, o corpo do faraó foi coberto de líquido preto (semelhante à cor da pele de Osíris) e o seu coração foi arrancado, contou reportagem do "Daily Mail". A imagem dava a entender que Tutancâmon estava governando o submundo com toda a sua vitalidade.


Tutancâmon morreu após ter uma perna quebrada - alguns especialistas acreditam que ele foi atropelado por uma carruagem - e contrair uma grave infecção. Amostras de DNA revelaram, ainda, sinais de malária.
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...