terça-feira, 22 de julho de 2014

Enxames de mariposas gigantes causam transtornos na Malásia






Enxames de mariposas gigantes causaram transtornos na Malásia, invadindo casas e até mesmo interrompendo uma partida de futebol oficial.


Milhares de insetos peludos, com uma envergadura de até 16 centímetros, causaram a paralisação de uma semifinal no Estádio Makmur Darul na semana passada.


Mais de 800 casos também foram relatados na vizinha Cingapura, no mês passado, o que provocou intenso debate online.


A mariposa tropical Lyssa zampa é nativa do sudeste da Ásia.


O biólogo N. Sivasothi disse que as criaturas surgem tipicamente entre abril e agosto de cada ano. "As mariposas estão presentes durante outras épocas do ano, mas em números muito pequenos, por isso não são notadas pelas pessoas normalmente", disse Sivasothi.


O ecologista Anuj Jain disse que o uso da luz para a navegação acaba atraindo as mariposas para áreas construídas.


Especialistas disseram que as criaturas não oferecem riscos às pessoas em geral, mas aquelas que sofrem de asma podem ser sensíveis aos pelos em suas asas.
 

"As mariposas são inofensivas e o público não tem nada a temer", disse Lena Chan, diretora de um órgão do Conselho Nacional de Parques, em Cingapura.


"Não há necessidade de as pessoas se protegerem contra essas mariposas, já que elas não causam alergias ou doenças. Na verdade, elas são importantes polinizadoras e lindas de se ver", acrescentou. A população na Malásia e Cingapura, no entanto, se dividiu entre a admiração e a cautela.


"Na China, as mariposas são vistas como símbolos da morte, pois representam as almas dos entes queridos falecidos", nota o astrólogo chinês Cindy Wu.


"Por isso, é um tabu sério matá-las ou perturbá-las."




Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...