quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Encontrada cabeça de esfinge em mausoléu de Anfípolis

Foto divulgada em 12 de outubro de 2014 pelo ministério grego da Cultura mostra mosaico descoberto na maior tumba antiga encontrada até hoje na Grécia, em Anfípolis



Uma cabeça de esfinge em mármore quase intacta foi encontrada em um mausoléu na antiga cidade grega de Anfípolis, na região da Macedônia, informou nesta terça-feira o ministério da Cultura.


A escultura tem uma altura de 60 centímetros e apresenta "restos de coloração vermelha", segundo o comunicado ministerial.






No mesmo local foram encontrados fragmentos das asas da esfinge.


"Esta cabeça pertence ao tronco de uma esfinge encontrada anteriormente", destaca o comunicado. Desde agosto passado foram encontradas neste mausoléu da época helenística duas imponentes esfinges, um mosaico de piso, colunas esculpidas, duas cariátides de mais de dois metros de altura e um importante mosaico que representa o rapto de Perséfone por Plutão.


Desde o início das escavações em Anfípolis se discutem diferentes hipóteses sobre a quem pertencia a tumba: Roxane, mulher persa de Alexandre, Olimpia, a mãe do rei, ou um de seus companheiros ou generais.


A possibilidade de o próprio Alexandre estar enterrado na tumba é praticamente nula. Após sua morte, aos 32 anos, na Babilônia, seus restos mortais foram levados para Alexandria, Egito. Os arqueólogos esperam poder elucidar o segredo do mausoléu de Anfípolis até o final de outubro.




Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...