sábado, 25 de outubro de 2014

Erro fundamental compromete estudo que diz ter identificado Jack, O Estripador



 
 
Antes pensado ser raro, DNA encontrado em xale de suposta vítima tem correspondência em 99% dos europeus.
 
 
No mês passado, o mundo tinha conhecido a provável identidade de Jack, O Estripador. Através de exames minuciosos de DNA feitos a partir de um xale encontrado junto com uma das cinco vítimas, cientistas chegaram a conclusão de que o assassino mais famoso do mundo era Aaron Kosminski, um barbeiro polonês de 23 anos. 
 
 
Mas agora o mistério volta à tona após outros especialistas alegarem terem encontrado um "erro de nomenclatura" na metodologia do estudo de DNA.  


O livro “Identificando Jack, O Estripador”, publicado em setembro, defendia que Kosminski era "definitivamente, categórica e absolutamente" o homem que realizou as atrocidades em 1888.


O polonês chegou a Londres após fugir da perseguição a judeus em sua terra natal. No entanto, o cientista que realizou a análise, Jari Louhelainen, aparentemente cometeu um erro fundamental que mina fatalmente sua hipótese.


O suposto erro, notado pela primeira vez por um blog da Austrália, foi ratificado por quatro especialistas com profundo conhecimento da análise de DNA, incluindo o professor Alec Jeffreys, o inventor da impressão digital genética.


Eles apontam que Louhelainen não pode fazer uma conexão direta e precisa entre Kosminski e o DNA da vítima encontrado no xale, identificada como Catherine Eddowes.


Os autores do livro que alega ter identificado Jack compraram o xale em um leilão em 2007 e, desde então, submeteram a vestimenta a testes de laboratório.


Louhelainen conseguiu extrair sete fragmentos incompletos de DNA mitocondrial (mtDNA), e tentou corresponder às suas sequências com os códigos de uma descendente viva de Eddowes, chamada Karen Miller.


A chave para a correspondência entre as duas pessoas seriam uma alteração genética raríssima encontrada no DNA da vítima, conhecida como mutação privada global (314.1C). A mesma mutação também estaria no sangue de Miller, levando o cientista então a fazer uma correlação direta entre as duas e apontar Kosminski como o famoso Jack.


Louhelainen cometeu um "erro de nomenclatura", porque a mutação em questão deve ser escrita como "315.1C" e não "314.1C". Tivesse feito isso, Louhelainen chegaria à conclusão mutação não seria tão rara quanto se pensava, sendo compartilhada por mais de 99% das pessoas de ascendência europeia. E a correspondência poderia ser feita entre Eddowes e qualquer pessoa que tenha manuseado o xale ao longo dos anos.


Portanto, qualquer sugestão que Jack e Kosminski são a mesma pessoa parece ser baseada em conjecturas e suposições, como tem sido desde que a polícia pela primeira vez havia identificado Kosminksi como um possível suspeito mais de um século atrás.


A editora do livro informou que está investigando o suposto erro. No entanto, a empresa afirmou que “a conclusão de que Aaron Kosminski era Jack, O Estripador, depende de muito mais do que este fato".




Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...