quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cientista descobre uma nova espécie de dinossauro com chifres




 
 
Fósseis coletados há 75 anos tinham sido classificados erroneamente.
 
 
Uma nova espécie de dinossauro com chifres foi identificada a partir de fósseis coletados por um um museu canadense há 75 anos. 
 
 
As ossadas tinham sido classificadas como de um grupo diferente de dinossauros mas o pesquisador Nick Longrich, da Universidade de Bath, do Reino Unido, descobriu que os fósseis se assemelhavam muito a um dinossauro encontrado no sudoeste dos Estados Unidos.

Segundo o pesquisador, os restos mortais representam uma nova espécia de Pentacerátopo, um primo menor da família do Tricerátopo, que são herbívoros. A descoberta foi publicada na revista “Cretaceous Reserach”.


A pesquisa contém uma descrição formal do animal que incluiu seu novo nome: Pentaceratops aquilonius. A nova espécie descoberta viveu há 75 milhões de anos atrás.


Longrich também estuda outro dinossauro com chifres que está na coleção do museu. Seus levantamentos apontam que os novos fósseis pesquisados podem ser uma espécie de Kosmocerátopos, um dinossauro encontrado, anteriormente, em Utah.


— Pensávamos que tínhamos descoberto a maioria das espécies, mas parece que ainda faltam muitos dinossauros a serem identificados. A diversidade dos dinossauros é extremamente alta. Nós realmente só estamos arranhando a superfície — afirmou Dr Longrich ao canal BBC.


Os dinossauros descobertos viveram no oeste da América do Norte no final do período Cretáceo.





Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...