sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Nova espécie de macaco é encontrada entre a Amazônia e o Pantanal



O Brasil possui atualmente a maior variedade de primatas do planeta. As florestas do país estão repletas desses animais que, de acordo com o Instituto Chico Mendes, já somam 134 espécies e subespécies. Nesta semana, uma novidade descoberta por pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) pode aumentar ainda mais a lista. 


A equipe do Laboratório de Mastozoologia da universidade encontrou uma nova espécie de macaco na região de transição entre a Amazônia e o Pantanal mato-grossense. Durante atividades de campo realizadas no final de novembro, os pesquisadores descobriram três animais do gênero Pithecia, também conhecidos como parauacus.


Segundo informações do site Fotos Públicas, a equipe da Unemat ainda não agrupou os animais em nível de espécie, pois as características dos parauacus encontrados são diferentes dos primatas comuns desse gênero. Além de mudanças na cor, os macacos da região apresentaram calvície muito acentuada. 


Para a equipe, o motivo pode ser a grande devastação encontrada no local. A vegetação quase não existe mais, por causa da agricultura e pecuária implantadas nas regiões próximas, o que torna a sobrevivência desses animais ainda mais difícil.


Após a descoberta, o próximo passo dos pesquisadores é analisar em detalhes os macacos, para determinar se essa é uma nova espécie ou se houve apenas uma variação das características por causa da geografia em que eles estão vivendo. 


Como não há nenhuma unidade de conservação próxima ao local, se as condições da floresta não melhorarem, o risco de extinção da espécie encontrada há um mês já é considerada real pelos pesquisadores.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...