segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Amuleto de 1.500 anos tem inscrição em palíndromo




Um amuleto de 1.500 anos traz uma inscrição de 59 letras na forma de palíndromo, isto é, que se lê a mesma mensagem tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita, foi descoberto na antiga cidade de Nea Paphos, no sudoeste de Chipre.


A mensagem diz o seguinte: "Iahweh [um deus] é o portador do nome secreto, o leão de Re seguro em seu santuário".


O outro lado do amuleto tem várias imagens, incluindo uma múmia enfaixada (provavelmente representando o deus egípcio Osiris) em um barco e uma imagem de Harpócrates, o deus do silêncio na mitologia grega, que é mostrado sentado em um banquinho com a mão direita nos lábios.


O amuleto também exibe uma criatura mítica com cabeça de cão, chamado de cynocephalus, que aparece com uma pata nos lábios, como se estivesse imitando o gesto de Harpócrates.


Joachim Sliwa, professor do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian na Cracóvia, Polônia, em um artigo publicado recentemente na revista "Studies in Ancient Art and Civilization", observa que o escriba cometeu dois pequenos erros ao escrever este palíndromo, escrevendo um "ρ" em vez de "v" em dois momentos.


O amuleto foi descoberto no verão de 2011 por arqueólogos do "Paphos Agora Project", mas os estudos e descobertas sobre ele só foram divulgados recentemente. Objetos como este eram feitos para proteger seus proprietários do perigo.





Fonte: BOL

Um comentário:

Fernando Vrech disse...

Iavew, na verdade, é o nome de Deus no cristianismo. É o nome do Pai, na Doutrina da Trindade, sendo Jesus o nome do Filho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...