Um grupo de pesquisadores da Bolívia anunciou ontem a descoberta do que pode ser a pegada mais antiga do mundo, encontrada próximo ao lago Titicaca. Se a tese estiver correta, o registro negaria a teoria da evolução humana e provaria a existência de "outras humanidades", anteriores à atual. A pegada teria entre cinco e 15 milhões de anos, o que poderia comprovar a existência da antiga humanidade.
O grupo, liderado por Jorge Miranda e Freddy Arce, apresentou a teoria no Ministério de Relações Exteriores da Bolívia, e agora requisitou a opinião de especialistas internacionais a respeito.
A pegada é de um pé esquerdo, de 29,5 cm, e está em uma rocha de arenito. Segundo os pesquisadores, ela teria sido feita por um ser humano com 1,70 m de altura e peso de 70 kg, que caminhava ereto.
– A teoria da evolução teria muitas dificuldades com esta evidência que estamos mostrando agora – disse Arce.
Culto
A rocha foi encontrada na localidade de Sullkatiti, onde virou motivo de culto. Os moradores da região acreditam que o objeto seja uma pegada de seus próprios antepassados, conhecida popularmente por "pisada do inca".
A pegada foi encontrada no ano passado e é estudada desde então. O objeto, que está petrificado, mostra cinco dedos cuja forma demonstra que o ser que o gerou era bípede, segundo o podólogo Guillermo Lazcano.
O pedido feito pelos arqueólogos bolivianos – para que especialistas datem com precisão a pegada – foi justificado por eles por causa de uma outra descoberta, feita recentemente no Egito, considerada, até então, a pegada humana mais antiga da História.
A descoberta egípcia aconteceu na desértica região ocidental do país, em 2007. Na época, o secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito chegou a dizer que aquela poderia ser "a descoberta mais importante da História do país".
A pegada egípcia foi encontrada em Siwa – um oásis no deserto – quando pesquisadores exploravam um sítio pré-histórico. Ela estava marcada em lama que endureceu e se transformou em rocha.
Lucy
Até então, a pegada mais antiga já encontrada era a do fóssil Lucy, que tem 3 milhões de anos. Lucy é o nome dado ao esqueleto parcial de um hominídeo aparentado com os macacos, que foi encontrado na Etiópia em 1974.
Fonte: JB Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário