terça-feira, 12 de maio de 2009

Navio Viking encontrado no maior lago da Suécia



Arqueólogos marinhos na Suécia, descobriram o que eles acreditam ser o naufrágio de um navio viking no fundo do maior lago do país.

Uma equipe de 50 mergulhadores da Guarda Costeira sueca descobriu os destroços por acaso, a 20 metros de profundidade.

"Nunca antes um naufrágio Viking foi encontrado em águas suecas," disse o arqueólogo marinho Roland Peterson do Museu Vänern.

Poucos barcos Vikings foram anteriormente descobertos na Suécia, mas os achados anteriores aconteceram em terra firme, explicou Peterson.

Uma das costelas do navio foi descoberta no fundo do lago, enquanto o resto do barco estava cheio com um metro de uma espessa camada de sedimentos.

Uma amostra de madeira, bem como amostras de ferro de uma lança, e uma espada, encontradas com a embarcação, devem ser submetidas a análise profissional durante as próximas semanas.

"Nós não podemos ter certeza de nada até que cheguem os resultados das datações, o que poderá demorar cerca de um mês. Mas a espada me pareceu semi-familiar", disse Peterson, referindo-se a arma, semelhante a descobertas Vikings anteriores.

A estrutura do barco também reforçou a hipótese de que o navio encontrado no arquipélago Lurö, no meio do lago Vänern, data da era viking. O Vänern é o terceiro maior lago da Europa, com uma área medindo 5.648 quilômetros quadrados.

A Guarda Costeira e o Museu Vänern estão atualmente envolvidos em um projeto conjunto para descobrir e analisar naufrágios no fundo do grande lago.

Seis outros destroços também foram descobertos dentro de um raio de 100 metros, três dos quais foram encontrados quase deitados em cima uns dos outros.

"Mas é muito cedo para dizer se datam da mesma época", disse Peterson.

A era Viking marcou o final da Idade do Ferro escandinava, e cobriu o período do oitavo para o décimo primeiro século.


Fonte: Discoveryon

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...