sábado, 6 de junho de 2009

Encontrado fóssil de plesiossauro em Dorset, Reino Unido



Ele nadou no canal Inglês a mais de 200 milhões de anos atrás. E agora, o monstro pré-histórico vem a tona mais uma vez - no calcário de Lyme Regis na famosa Costa Jurássica.

Animados arqueólogos descobriram a criatura no estilo monstro de Loch Ness na praia, no mês passado, um quebra-cabeças gigante feito de dezenas de velhos ossos que revelarm um plesiossauro de 4 metros.

Os répteis marinhos caçavam pelos oceanos com seu longo pescoço e cauda fina, quatro grandes barbatanas e dentes afiados como navalhas.

Existiram durante o período Jurássico, a cerca de 150 a 200 milhões de anos atrás, quando o canal da Mancha era um mar tropical raso.

Os restos fósseis foram descobertos pela caçadora de fósseis Tracey Marler sob rochas da Monmouth Beach, perto de Lyme Regis, Dorset.

Ela encontrou inicialmente um único osso na pedra calcária. Com o parceiro Chris Moore, um especialista em fósseis, voltou ao local e encontraram mais quatro ossos.

Como peritos, examinaram em detalhe os ossos, e foram surpreendidos ao ver marcas de dentes que um dinossauro predador teria feito na carcaça do "monstro do lago ".

Após nova escavação, cerca de 150 vértebras, um dente, ossos e partes do crânio e mandíbula, foram detectados.

Moore disse: "Ele saiu em pedaços, mas você pode ver claramente o modo como ele se parecia. "A cauda estava na posição certa, e alguns dos ossos estavam no lugar onde deveriam estar, como os ossos do pescoço".

"Você pode ver que alguns dos ossos foram mastigados um pouco". "Existem marcas de dentes e você pode ver como o esqueleto tinha sido dilacerado por algum outro réptil marinho."

Moore acrescentou:"O seu predador pode ter sido um ichtiosauro".

A Natural England trabalhou estreitamente com a equipe do Jurassic Coast World Heritage Site para extrair os fósseis.

Richard Edmonds, gerente de ciência do Jurassic Coast World Heritage Site, disse: "Havia um risco de danificarmos o pavimento no ato de remover o fóssil.

"Restos de plesiossauros são raros. Existem apenas 10 exemplos de esqueletos completos conhecidos ou mesmo parciais dessa espécie. "Tenho feito isso por 30 anos e só uma vez encontrei um osso".

"O espécime não poderia estar em um lugar melhor, no famoso e icônico pavimento ammonita". O esqueleto, que está 70 por cento concluído, será exibido ao público, no Museu Lyme Regis.



Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...