quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mariposa noturna "perdida" é redescoberta após 98 anos


A mariposa noturna tetrisia florigera, que havia sido dada como extinta após passar 98 anos desaparecida na Costa Rica, foi redescoberta em janeiro passado por um pesquisador local na zona do Caribe, informou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Biodiversidade (Inbio).

Segundo o instituto, um exemplar fêmea foi coletado no parque de Veragua Rainforest, na província de Limón.

De acordo com o Inbio, a fêmea foi encontrada em um bosque coberto do parque, a 400 m de elevação, numa data que foi considerada importante por constituir a ampliação da distribuição territorial da espécie.

Os registros científicos da tetrisia florigera, descoberta no início da década de 1870, indicavam que seus exemplares só haviam sido capturados em torno de 1 mil m de altura.

Em comunicado oficial, o Inbio explicou que a mariposa foi descrita pelo americano William Schaus em 1911 e o único espécime coletado até agora se encontra no Museu de História Natural de Washington, nos Estados Unidos. Nenhum museu costarriquenho conta com um exemplar em sua coleção.

"O achado permitirá aos cientistas e estudantes realizar novas pesquisas a respeito da história natural da mariposa, assim como aumentar a investigação sobre as espécies que vivem em nossos bosques e que ainda não foram identificadas", disse o comunicado.

O pesquisador José Montero, descobridor do exemplar de tetrisia florigera, afirmou que os hábitos e habitats da espécie são praticamente desconhecidos para a ciência e somente criando uma larva é que poderão ser observados aspectos de alimentação e metamorfose.

A Costa Rica é um pequeno país tropical com 51 mil km², mas possui 4,5% do total da biodiversidade do planeta.


Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...