sábado, 8 de agosto de 2009

Fenômeno geológico gera curiosidade em Iúna, Espírito Santo


Um fenômeno foi descoberto na Fazenda da Ponte, propriedade dos filhos do falecido Orozimbo Leocádio no córrego do Bonsucesso, interior de Iúna.

No início dessa semana, Darci Leocádio, proprietário da sede da fazenda, resolveu fazer um desaterro e depois de rebaixar o terreno a três metros, foi descoberta uma camada de terra contendo setenta orifícios com sinal de queimadura.

O fato gerou curiosidade a centenas de moradores de Iúna. De acordo com o irmão do proprietário, embaixo das perfurações existe uma cratera. Eles estão à espera da chegada de um geólogo para acompanhar a escavação e descobrir o que pode existir por baixo do terreno.


Fazenda da Ponte

Os orifícios são de tamanhos diferentes, sendo que alguns podem medir pouco mais de dez centímetros de diâmetros e outros chegam a cinquenta centímetros.

A profundidade deles é de no máximo trinta centímetros, sendo que ao introduzir um cano percebe-se um vácuo de mais de um metro de profundidade.

Pela quantidade de terra acima desse terreno, nota-se que é um fenômeno antigo, datado da época dos índios ou de outras povoações.

Para os moradores das proximidades, o fato vem acompanhado de um certo misticismo, associando-se às lendas contadas da época da escravatura e das aparições de assombrações na fazenda. A chegada do geólogo é aguardada com muita expectativa pelos parentes e moradores.


Fonte: CUB/A Notícia do Caparaó

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...