quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Efígie de Alexandre o Grande descoberta em Israel


Uma rara e surpreendente descoberta arqueológica em Tel Dor: Uma pedra preciosa gravada com o retrato de Alexandre, o Grande, foi descoberta durante escavações arqueológicas por uma equipe dirigida pelo Dr. Ayelet Gilboa, da Universidade de Haifa e Dr. Ilan Sharon, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

"Apesar de suas dimensões diminutas - a pedra é inferior a um centímetro de altura e sua largura é de menos de meio centímetro - o artesão foi capaz de desenhar o busto de Alexandre sobre a gema, sem omitir qualquer uma das características do governante", observa o Dr. Gilboa, presidente do Departamento de Arqueologia da Universidade de Haifa.

"O imperador é retratado como jovem e enérgico, com um queixo forte, nariz reto e cabelo encaracolado longo mantido no lugar por um diadema."

Os pesquisadores de Tel Dor notaram que é surpreendente que uma obra de arte como esta seja encontrada em Israel, na periferia do mundo helênico.

"Supõe-se geralmente que os mestres artífices como aquele que gravou a imagem de Alexandre sobre esta pedra preciosa em particular - foram empregados principalmente pelos líderes helênicos nas capitais, como aqueles em Alexandria, no Egito e na Síria Seleucida.

Esta nova descoberta é a prova de que as elites locais em centros secundários, tais como Tel Dor, apreciaram os objetos de arte superiores e poderiam ter recursos para a posse de tais itens", disseram os investigadores.

A importância da descoberta em Tel Dor está na gema descoberta em uma escavação ordenada, em um contexto próprio do período helenístico.

A origem da maioria dos retratos de Alexandre, espalhados por vários museus ao redor do mundo, é desconhecida.


Alguns pertenceram a coleções que existiam mesmo antes do advento da arqueologia científica, outros foram adquiridos no mercado negro, e é provável que alguns sejam até mesmo falsificações.

Esta pequena jóia foi descoberta por um voluntário durante a escavação de uma estrutura pública do período helenístico no sul de Tel Dor, escavada por uma equipe da Universidade de Washington em Seattle, chefiada pela Professora Sarah Stroup.

A
Drª. Jessica Nitschke, professora de arqueologia clássica da Universidade de Georgetown em Washington, DC, identificou o motivo gravado como um busto de Alexandre, o Grande.


Isto foi confirmado pelo Professor Andrew Stewart, da Universidade da Califórnia em Berkeley, um especialista em imagens de Alexandre e autor de um livro sobre este tema.

Alexandre Magno


Alexandre foi provavelmente o primeiro grego a formar uma comissão de artistas para retratar a sua imagem - como parte de um culto à personalidade que foi transformado em um instrumento de propaganda.

Governantes e ditadores implementaram essa forma de propaganda desde então. Os artistas inteligentemente combinavam elementos realistas da imagem do governante junto com o ideal clássico de beleza, como determinado pela arte helênica, os atributos reais (o diadema, neste caso), e os elementos divinos originários da arte helenística e oriental.

Esses atributos legitimavam o reinado de Alexandre, aos olhos de seus súditos em todos os domínios que ele conquistou.

Estes retratos foram distribuídos por todo o império, apresentados em estátuas e mosaicos em espaços públicos e gravados em pequenos itens como moedas e selos.


A imagem de Alexandre continuou a ser um motivo popular nas gerações que se seguiram a sua morte - tanto como um tema independente, como também um objeto de emulação.


A imagem jovial do conquistador se tornou um símbolo de masculinidade, heroísmo e realeza divina.
Mais tarde, os governantes helenicos adotaram estas características e auto-retratos encomendados à imagem de Alexandre.

Tel Dor foi uma grande cidade portuária na costa mediterrânea na Idade do Bronze (2000-1550 a.C.) até o estabelecimento de Cesaréia, durante o período romano.

Alexandre o Grande passou em Dor no ano de 332 a.C., depois da ocupação de Tiro e em seu caminho para o Egito. Parece que a cidade se submeteu a Alexandre, sem resistência.

Dor, em seguida, continuou a ser um centro de helenização na terra de Israel até que foi conquistada por Alexandre Janeu, rei
Hasmoneu de Judá (100 a.C.).

A equipe de arqueólogos faz escavações em Tel Dor por quase trinta anos e, recentemente, terminou a temporada de escavações de 2009.

Um grande número de instituições acadêmicas em Israel e no exterior participam das escavações, dirigidas pelo Dr. Ayelet Gilboa, da Universidade de Haifa e Dr. Ilan Sharon, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

O projeto é apoiado por estas duas instituições, juntamente com a Israel Exploration Society, a fundação para a Arqueologia Bíblica Berman, do Instituto de Arqueologia Zinman, a Wendy Goldhirsh Foundation, E.U.A. e doadores individuais.
A gema será exibida ao público no Museu de Dor no Kibutz Nahsholim.


Fonte: Science Daily

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...