segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Nave espacial japonesa descobre cratera que poderia abrigar astronautas na Lua


buraco pode ser usado como uma claraboia e abrigar posto lunar subterrâneo, protegendo astronautas de vários tipos de perigos espaciais.

Um grupo de pesquisadores da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa descobriu uma cratera em fotos tiradas pela espaçonave Kaguya, que ficou na órbita da Lua por quase dois anos antes de terminar sua missão em junho passado.

A descoberta de crateras como essa pode tornar possível a exploração humana da Lua. Como os canais podem ter centenas de metros de largura, eles podem funcionar como uma claraboia e oferecer bastante espaço para um posto lunar subterrâneo, protegendo astronautas da radiação espacial, de impacto de meteoritos e de variações radicais de temperatura.

A cratera, que pode levar a uma vasta galeria subterrânea de túneis, reforça evidências de que canais feitos de lava poderiam proteger futuras colônias humanas da radiação e outros perigos.

A Lua parece ter longos túneis parecidos aos que existem aqui na Terra. Eles são criados quando correntes de rocha derretida se solidificam e a lava é drenada, deixando um túnel oco de rochas.

A cratera encontrada fica em uma região vulcânica da Lua chamada Marius Hills. Ela tem 65 metros de um lado a outro.

Fotos tiradas de vários ângulos revelaram que a cratera pode chegar a 80 metros de profundidade. Ela fica bem no meio de um riacho, o que sugere que leva a um canal de lava de 370 metros de largura.

Os cientistas ainda não sabem como a cratera se formou, se pelo impacto de um meteorito ou por “terremotos” na Lua.

O orbitador de reconhecimento lunar da Nasa (LRO, na sigla em inglês) que é capaz de tirar fotos instantâneas da região, poderá ajudar a revelar mais sobre a cratera. Os cientistas dizem que podem descobrir mais canais de lava no futuro.

A equipe do Kaguya ainda está combinando imagens de outras áreas atrás de novas crateras. E a câmera principal do LRO deverá ser usada para tirar fotos oblíquas da superfície da Lua, o que pode ajudar a revelar entradas de cavernas invisíveis a olho nu.



Fonte: R7





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...