quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Arábia Saudita prende abutre por espionagem


Funcionários sauditas "detiveram" um abutre sob a acusação de ser um espião israelense, informou a imprensa local.

O abutre estava carregando um transmissor GPS da Universidade de Tel Aviv, o que levou a rumores de que era parte de uma conspiração sionista.

Funcionários da vida selvagem de Israel rejeitaram as alegações absurdas e manifestaram preocupação com o destino do pássaro.

No mês passado, autoridades egípcias acusaram a agência de espionagem israelense, Mossad, de ser culpada pelos ataques de tubarões em sua costa.

O abutre, que pode ter uma envergadura de asas de até 265 centímetros, foi pego depois que pousou no deserto, na cidade de Hyaal, há poucos dias.

Quando os moradores descobriram o transmissor GPS, suspeitaram o pior e o entregaram às forças de segurança, disse o jornal israelense Maariv.

Teorias conspiratórias rapidamente começaram a circular em jornais sauditas e em sites, de que o pássaro estaria envolvido em atividades de espionagem.


'Preço terrível'


Autoridades israelenses ficaram "chocadas" com as acusações e preocupadas de que o pássaro possa sofrer um castigo terrível no sistema de justiça notoriamente severo da Arábia Saudita.

"O dispositivo não faz nada mais do que receber e armazenar dados básicos sobre o paradeiro da ave, e sobre a sua altitude e velocidade", disse um especialista em aves ao jornal
Maariv.

Os dados seriam usados para melhorar a compreensão do comportamento das espécies ameaçadas de extinção.

"Agora, esse pobre pássaro está pagando um preço terrível. Isso é muito triste", disse o especialista anônimo. "Espero que eles liberem o coitadinho".

O abutre é o mais recente animal acusado de ser um agente inconsciente do Mossad.

Em Dezembro, o governador da província egípcia do Sul do Sinai, Mohamed Abdul Fadil Shousha, sugeriu que a agência de espionagem poderia ter culpa em uma série de ataques mortais de tubarão na costa do balneário de Sharm el-Sheikh.

Ele disse que não estava "fora de questão" que o Mossad teria colocado o tubarão assassino na área.

O Ministério do Exterior israelense rejeitou a alegação, dizendo que o governador "deve ter visto o filme Tubarão por tempo demais, e confundido realidade e ficção".


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: BBC

Um comentário:

Alberto Rivero Saeta disse...

Alucino a onde nos pode levar en ocasións a ignorancia, por que ben seguro que o butre non vai acabar bem.

Esto pódenos dar unha idea do destino de moitas aves que portan emisores e se lles perde a pista ao atravesar certas zonas.

Un saúdo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...