segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Peru: Encontrados 14 túmulos pré-hispânicos completos e um templo



Um templo religioso importante da cultura Mochica, e um grupo de túmulos, que cobrem todas as culturas que habitaram a costa norte do Peru desde 1500 a.C. até a era espanhola, foram descobertos na região de Lambayeque, na costa norte do Peru.

Segundo informou a Efe o arqueólogo Edgar Bracamonte, responsável pelo projeto, os achados mostram que esta região, famosa pela descoberta do Senhor de Sipán, considerado o Tutancâmon da América, ainda esconde muitas surpresas.

Os trabalhos na Huaca Santa Rosa começaram em novembro passado e fazem parte de uma série de projetos que incluem novas explorações, mas também o trabalho de proteção e prevenção dos sítios arqueológicos contra intempéries e saqueadores (ladrões de túmulos).

O resultado dos trabalhos arqueológicos até o momento são 14 sepulturas completas pertencentes as culturas Chimu, Lambayeque e Inca, assim como outras nove que foram encontrados destruídas e abertas, mas não por saqueadores, mas pelas mesmas culturas antigas que foram povoando a área ao longo dos séculos.

"O que nós encontramos no sitio é toda a sequência de ocupação cultural do litoral norte do Peru, no vale de Lambayeque, desde o período de formação até o período Inca, ou seja, desde 1500 a.C. até a chegada dos espanhóis na área ", disse Bracamonte.

Para o arqueólogo, a abundância de restos de todas essas culturas mostra a importância do sitio, que estando no centro do vale de Lambayeque, e não do lado como as tumbas de Sipán, convertiam o lugar em um ponto "de controle e intercâmbio entre as montanhas e o litoral. "

A outra grande descoberta feita até agora também está relacionada com essa estratégica situação geográfica: um templo pertencente à cultura Mochica (entre 550 e 800).

Foi batizado como "Templo de tapial" (Templo de terra), devido ao nome dado à técnica de construção com que foi levantado, e que difere das construções de adobe tradicional que apresentam o resto das construções encontradas na área.

"É um tipo de arquitetura tradicional dos Andes peruanos", disse Bracamonte, para em seguida, destacar o significado religioso que parece ter tido o lugar, indicado pelas inúmeras oferendas encontradas, altares e plataformas.

O trabalho de exploração continuará agora no templo, onde já começaram a desenterrar oferendas com objetos de madeira e cerâmica, um trabalho que, segundo o arqueólogo, lançará mais luz sobre "a evolução cultural no norte do Peru e seus processos de sincretismo ".


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Terra Chile

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...