segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Será que o chupacabra veio do espaço sideral ... ou Hollywood?

A rua onde a testemunha Madelyne Tolentino encontrou o chupacabra



Por Benjamim Radford



Hans Rudolf Giger parece um cientista louco estereotipado. Ele tem cabelos grisalhos, olhos penetrantes, quase hipnóticos, lábios grossos e papada, e muitas vezes é fotografado carrancudo. Ele é recluso e excêntrico, e geralmente trabalha à noite - ou continuamente durante dias a fio - em seu estúdio de arte em Chur, Suíça.

Influenciado por artistas surrealistas como Salvador Dalí e Ernst Fuchs, Giger é conhecido pelas suas pinturas e esculturas macabras, repletas de imagens com conteúdo sexual e grotesco, organismos mecânicos, que nos remetem a formas alienígenas.


O trabalho de Giger abrange a capa de famosos álbums (incluindo os de Debbie Harry, Emerson Lake & Palmer, e Dead Kennedys), museus e até mesmo dois bares.

Ele também fez o trabalho de design para filmes, e ganhou um Oscar por seu trabalho de efeitos visuais no filme Alien de Ridley Scott em 1979.

O trabalho de HR Giger é altamente distintivo, e ele é um dos mais bem sucedidos artistas comerciais do mundo.


Como um Dr. Frankenstein, Giger criou muitos monstros assombrosos em seu meio século de trabalho - demônios, diabos, duendes, extraterrestres, e até mesmo Cthulhu de HP Lovecraft.

Mas há uma peça única de seu trabalho de design do qual Giger nunca recebeu crédito, uma conquista notável, que ele mesmo provavelmente, desconhece: a criação da besta vampira hispânica el chupacabra.

O papel de Giger na concepção do monstro é um caso bizarro de vida imitando a arte que nunca foi revelado - até agora.


Entendendo o Chupacabra


Embora a fama do chupacabra seja generalizada - ele é agora o terceiro monstro mais conhecido do mundo depois do Pé-Grande e Nessie - ele tem sido objeto de pouca pesquisa empírica séria.


Fatos provados, são misturados livremente e indistinguivelmente, da especulação selvagem na literatura sobre o chupacabra.

Na verdade, Karl Shuker lamentou a "imensa confusão e contradição" em torno da criatura, tornando "quase impossível distinguir o fato e a ficção, a realidade, a partir de boatos e lendas locais."

Eu passei os últimos cinco anos investigando o chupacabra, incluindo uma expedição de campo para as selvas da Nicarágua; toda a história será contada em meu próximo livro Chupacabra: A Besta vampira, fato, ficção e folclore.

Em 2009, minha pesquisa tinha respondido quase todas as questões centrais sobre o chupacabra, exceto talvez a mais importante: a sua origem. Por que o chupacabra foi visto pela primeira vez em Porto Rico, em 1995, e não antes?

Criaturas reais não aparecem do ar, e mesmo se o chupacabra fosse um produto do folclore, ele ainda teria que vir de algum lugar. Para entender de onde veio o monstro, devemos retornar à primeira observação.

Uma mulher chamada Madelyne Tolentino deu a descrição do chupacabra mais importante da história, não só por causa de seus detalhes notáveis, mas também porque é a descrição da testemunha ocular "original" em que as imagens posteriores da criatura foram baseadas.

Tolentino alega que viu a criatura perto de sua casa em Canovanas, Porto Rico, durante a segunda semana de agosto de 1995.

Tolentino disse que o chupacabra que viu tinha os olhos escuros subindo pelas têmporas, se extendendo para os lados; tinha aproximadamente 1.20 m de altura, andava como um ser humano em dois pés, com os braços e os pés finos, e três dedos na extremidade de cada membro.

Ele não tinha orelhas, e seu nariz eram dois pequenos furos. Ela também notou uma fileira de espinhos distintos nas costas da criatura.

Ele ficou do lado de fora da janela, e em seguida, correu para a estrada e saltou para o mato de um terreno baldio.


Sua história aparece no livro de Scott Corrales Chupacabras e outros mistérios, e é resumida e parafraseada em dezenas de livros e sites como crível e uma importante observação.

No entanto, um exame mais atento revela que a história está repleta de detalhes implausíveis, contradições e incoerências.

Por exemplo, depois de Tolentino alegar ter visto o monstro, ela entrou em pânico mas brincou com a mãe sobre a aparente falta de ânus no chupacabra.

Que ela pudesse ter notado esse detalhe a distância desafia a credulidade, em seguida, ela lembrou que sua mãe correu para a rua para pegar o monstro.


Ela falhou, mas Tolentino disse que um garoto local perseguiu e agarrou o chupacabra ameaçador e abriu a sua boca, antes de solta-lo para a vida selvagem.

Não havia um fragmento de evidência apoiando a incrível história de Tolentino, ainda que o testemunho ocular tenha sido tratado por muitos autores (e a mídia) como válido e verdadeiro.

De fato, sua descrição foi usada como base para um famoso desenho do ufólogo Jorge Martin, que se tornou a imagem "padrão" do chupacabra, logo conhecida em todo o mundo.

Mas, como todo o fenômeno sem dúvida começou com Tolentino e sua observação, o chupacabra é um grande problema, se este relato de testemunha ocular padrão-ouro não é digno de crédito, então a descrição de Tolentino, e muita da informação que lhe seguiu, está, irrefutavelmente, comprometida.


Outros avistamentos porto-riquenhos se seguiram (muitas vezes produzindo descrições muito diferentes da criatura) e os relatos logo se espalharam para além da ilha.

Mas nos últimos 15 anos a origem do chupacabra manteve-se envolta em mistério. O que será a coisa que Tolentino viu? Será que ela estava mentindo, contando histórias, ou ela realmente encontrou uma criatura misteriosa?


De onde é que ela tirou a descrição detalhada? Scott Corrales escreveu que "É quase certo que a origem da criatura nunca será claramente estabelecida", mas vou mostrar que essa avaliação pessimista foi prematura.


Criatura de Giger


Eventos, mesmo os estranhos - de fato, especialmente os estranhos - não ocorrem no vácuo. Há sempre condições físicas pré-existentes, psicológicas ou socio-culturais que ajudam a definir o cenário.

Porto Rico, início de 1995. Há histórias e rumores de que um vampiro misterioso está predando animais da ilha, embora os relatos sejam sensacionalistas, não confirmados, e desprovidos de qualquer descrição significativa da besta.

Pouco antes do relato de Tolentino, um novo elemento foi adicionado à mistura social e cultural da ilha - algo que não existia lá antes e poderia, com credibilidade, ter gerado avistamentos do chupacabra.

A criatura descrita por Tolentino não tem semelhança com qualquer animal conhecido, mas, no entanto, parece quase exatamente uma criatura fictícia vista por centenas de milhares de pessoas em 1995 - uma criatura chamada Sil.

Sil era o nome do monstro alienígena interpretado por Natasha Henstridge no filme de terror de ficção científica Species (A Experiência).

O filme começa com o cientista Xavier Fitch (Ben Kingsley) injetando DNA extraterrestre em óvulos humanos, cujo resultado é uma criança humana aparentemente normal chamada Sil.


Mas Fitch aborta o experimento, quando Sil começa a crescer a uma velocidade fantástica e, durante o sono REM, estranhos espinhos saem da coluna da menina.


Sil foge do laboratório, forçando Fitch a montar uma equipe de assassinos para rastrear sua criatura durante o restante do filme.

O filme, dirigido por Roger Donaldson e escrito por Dennis Feldman, foi um sucesso de bilheteria. Arrecadou mais de 113 milhões de dólares no mundo inteiro e gerou uma série de sequências de sucesso.

Sil foi desenhada por HR Giger. "Quando nós pensamos na criatura, sentimos que Giger era o único que poderia nos dar o que queríamos", disse o produtor Frank Mancuso Jr.


A Sil de Giger em Species e o chupacabra carregam uma semelhança impressionante, é possível que a testemunha do chupacabra original possa simplesmente ter descrito um monstro que ela viu em um filme?


É certamente possível; outras testemunhas de monstros confundiram monstros da "vida-real" com o que realmente viram em filmes.

Esta conexão parecia promissora, mas eu precisava de mais informações. Revi o kit de imprensa do filme e notas da produção, e entrevistei o coordenador de produção do filme para idéias sobre o desenvolvimento do projeto da alienígena Sil.

Eu também comprei um livro chamado Species Design, que continha dezenas de fotografias de projetos de HR Giger para a criatura Sil.

Então, quão semelhante é Sil com o chupacabra de Porto Rico? Bem, se Giger fosse Deus, sua arte poderia ter sido usada como um modelo para a criação do chupacabra.

Esboços dos dedos longos, magros, e garras do chupacabra aparecem na página 24; seus espinhos distintivos podem ser vistos na criatura de Species nas páginas 25-29 e por todo o livro.

No fim, eu identifiquei mais de uma dúzia de semelhanças morfológicas.

A mais conhecida representação do chupacabra, originalmente desenhada por Jorge Martin



O filme Species (A experiência) estreou em Porto Rico, semanas antes do encontro de Madelyne Tolentino


Segundo Tolentino, o esboço mais recente de Ben Radford apresenta uma descrição mais exata


Os paralelos ficam ainda mais fortes quando consideramos as ações do chupacabra na história de Tolentino: ela descreveu emissão de assobios - algo que Sil faz no filme - e também o salto de distâncias fantásticas com agilidade sobre-humana, novamente, algo que a criatura de Species também faz.

Um memorando de 09 de fevereiro de 1994 dos produtores Roger Donaldson e Frank Mancuso Jr da Metro-Goldwyn-Mayer para HR Giger sobre o projeto fornece um olhar fascinante para a natureza de Sil, comportamento e descrição física.

Ele antecipa a posterior descrição do chupacabra porto-riquenho tão bem, que o famoso esboço da criatura poderia ter sido produzido diretamente da produção do estúdio MGM em vez da memória (ou imaginação) de Madelyne Tolentino.


Donaldson e Mancuso escreveram: "Na forma de monstro, Sil deve ser capaz de se mover de forma fácil e rápida; Ela deve ter em sua biologia, os meios para matar sem esforço ... Discutimos a possibilidade de coisas como esporões ósseos, tentáculos, e / ou uma língua afiada e farpada ... ela deve ser capaz de se enterrar no chão ... ela tem habilidade extra-sensorial ".

Quanto as vítimas da criatura: "Quando Sil mata ela deve deixar as vítimas de uma maneira muito identificável".

Por exemplo, se quebrou ou sugou todos os ossos [ou sangue] de sua vítima, isso demonstra que o corpo foi morto por alguma circunstância extraordinária ... Sil deve deixar para trás algumas evidências de que ela foi em um local ... (isto é, odor, fluido corporal, muco ... arranhões, marcas de sucção, etc) ."

Na verdade, esta é uma lista quase literal de características alegadas do chupacabra. Os paralelos são inconfundíveis, incluindo a forma do corpo, locomoção, capacidade de penetração da pele, método distintivo de matar ("sugar" o sangue ou órgãos internos), afirmaçoes de telepatia / PES, deixando muco, odor distintivo, e assim por diante.


Quanto mais eu pesquisei o monstro alienígena em Species, mais semelhanças com o chupacabra surgiram - eles ainda têm histórias de origem idênticas.


As duas principais explicações para o chupacabra é que ele seja uma forma de vida alienígena extraterrestre ou o resultado de experimentos genéticos ultra-secretos do governo dos EUA que deram errado.


E acontece que são exatamente as duas explicações para a origem da criatura de Species: Sil é tanto um alien extraterrestre quanto o resultado de experimentos genéticos ultra-secretos do governo dos EUA que deram errado.

Além disso, Species foi lançado em Porto Rico em 07 de julho de 1995 - pouco antes da histeria do chupacabra portoriquenho atingir um novo patamar, e menos de um mês antes de Tolentino ter seu famoso avistamento.


Um monstro de filme está vivo


Mas como é que um monstro de filme começou a ser visto como o temido chupacabra? Como Tolentino viu um alien visto no cinema, de pé na zona rural de Porto Rico?


Todos os envolvidos, tiveram grandes problemas, do roteirista ao diretor da equipe de efeitos especiais, para fazer o filme (e, especialmente, a criatura), o mais realista possível.

Os efeitos especiais do filme eram avançados, feitos pelo vencedor do Oscar, Richard Edlund (que também fez os efeitos visuais da trilogia Star Wars, e Os Caçadores da Arca Perdida entre muitos outros filmes), e pelo vencedor do Emmy, Steve Johnson, da XFX, Inc.

O resultado, em 1995, foi uma criatura muito mais realista e autêntica do que qualquer outra já vista no cinema.

Species acontecia nos (então) dias atuais, de 1995, e a primeira cena do filme é de um lugar real - em Porto Rico, não menos! O Radio Observatório de Arecibo. Para o público porto-riquenho, foi o caso de ver um cenário, próximo de sua cidade, na hora em que viam o filme.

Na verdade, o roteirista Feldman fez um grande esforço para se certificar de que o filme fosse o mais plausível e realista.


Ao misturar fatos reais, lugares reais e ciência genuína com elementos especulativos, Feldman alcançou um elevado grau de credibilidade.

Essa indefinição da linha divisória entre ficção, ficção científica e realidade, ajudou a impulsionar Species na consciência de Porto Rico.

Para o alien de Species saltar da tela para a Porto Rico rural, em busca do sangue das cabras, não foi necessário muito, alguns portoriquenhos acreditaram que o que eles viram no filme era real.


Bastou apenas uma pessoa influente, uma descrição seminal (e algum sensacionalismo da mídia) para cristalizar a forma do chupacabra na mente do público.

Vamos voltar à Madelyne Tolentino. Há uma conexão direta entre o filme Species e a versão porto-riquenha do chupacabra, mas a menos que saibamos que Tolentino viu o filme - e foi, portanto, exposta à seu próprio chupacabra-alienígena - antes de ver o chupacabra, a ligação é forte, mas inconclusiva.




Benjamin Radford ( à esquerda) entrevista Madelyne Tolentino e seu ex-marido


Tolentino foi gravada dizendo que viu o filme antes de seu avistamento do chupacabra. Ela me disse isso pessoalmente em uma entrevista de 2010, e a alegação também aparece em uma entrevista reimpressa no capítulo cinco do livro de Corrales, Chupacabras e outros mistérios.


Tolentino afirma que viu "um filme chamado Species. Seria uma boa idéia se você visse. O filme começa aqui em Porto Rico, no Observatório de Arecibo.

[O monstro] fez o meu cabelo ficar em pé. Era uma criatura que se parecia com o chupacabra, com espinhos nas costas e tudo ... A semelhança com o chupacabra era realmente impressionante".

Mais tarde na entrevista, Tolentino diz:" Eu assisti o filme e perguntava: 'Meu Deus! Como eles podem fazer um filme como esse, quando estas coisas estão acontecendo em Porto Rico? "

Ela então foi questionada:" Em outras palavras, [specie] faz você pensar que poderia ter sido uma experiência na qual um ser escapou e está agora por aí? [Em Porto Rico] "Tolentino respondeu:" Sim ".

Esta entrevista sugere que Tolentino acreditava que o que ela havia visto no filme realmente estava acontecendo na vida real, em Porto Rico no momento.

Esta confusão entre fato e ficção, realidade e fantasia, deixa um buraco no coração das evidências do chupacabra.

A testemunha mais influente da história do chupacabra descreveu um monstro que tinha visto em um filme como o monstro misterioso que ela encontrou na vida real.

Embora a descrição de Tolentino seja amplamente aceita como definitiva, não é representativa da maioria dos outros avistamentos contemporâneos porto-riquenhos do chupacabra.

Não é como se dezenas de outras testemunhas oculares ao mesmo tempo descrevessem uma criatura idêntica - de fato, muitos deram descrições muito diferentes. (Loren Coleman, por exemplo, menciona "um número relativamente pequeno de avistamentos de um primata cinzento bípede de cabelos espetados em Porto Rico").

Para alguns, com pouco conhecimento de psicologia, a idéia de que uma pessoa poderia ou iria confundir algo que viu em um filme com algo que ela pessoalmente experimentou na vida real pode parecer improvável.

No entanto, um robusto corpo de estudos mostra exatamente que tal fenômeno pode acontecer- e provavelmente mais vezes do que as pessoas compreendam.

Pode ser tão simples quanto "lembrar" de uma experiência em primeira mão de sua infância que foi apenas contada para voce. Há vários exemplos no mundo da criptozoologia em que testemunhas relataram o encontro com criaturas alienígenas e monstros que elas realmente só viram em filmes.

Será que Tolentino inventou a história? Será que ela sonhou toda a experiência, e convenceu a si mesma e outros que era real? Será que ela realmente viu algum animal ou pessoa ou objeto que ela não reconheceu e, inconscientemente, preencheu os detalhes com as memórias do monstro do filme Species?

Ou será que ela realmente viu um chupacabra que, por alguma coincidência extremamente improvável, parecia exatamente com o monstro de um filme que tinha visto recentemente?


Foi tudo uma brincadeira? Eu entrevistei Tolentino, e na minha opinião, ela é sincera, uma testemunha ocular honesta, que - como todos nós - simplesmente tem uma memória maleável e falível.


Com o avistamento mais famoso do chupacabra original e sua representação revelando-se como uma criação cinematográfica, a questão da existência da criatura é mais fraca do que nunca.

Naturalmente, o chupacabra é um fenômeno difundido e complexo, e HR Giger não criou todos os seus detalhes ou variações.

Mas ele - junto com uma equipe de filmagem de Hollywood - involuntariamente criaram a imagem do chupacabra que é reconhecida por milhões de pessoas ao redor do mundo.

A idéia de que algo misterioso vinha atacando os animais de Porto Rico já existia há algum tempo, mas antes do relato de Tolentino ninguém tinha colocado um rosto ou forma na ameaça fantasma - e quando isso aconteceu, a forma que Tolentino o descreveu tinha sido esboçada no ano anterior em Chur, na Suíça, por HR Giger.

Se Tolentino tivesse visto um alien diferente ou filme de monstro naquele tempo, o mundo poderia ter uma imagem muito diferente do chupacabra.

Desde 1995, vários filmes de terror de baixo orçamento têm sido feitos sobre o chupacabra, suas criaturas, muitas vezes são baseadas no avistamento "real" e descrição de Tolentino. Assim, o ciclo continua. A Verdade é frequentemente, mais estranha que a ficção.



Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Fortean Times

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