sábado, 17 de março de 2012

Matéria escura em estado puro


Um grupo de astrônomos, entre os quais se inclui James Jee, apresentou uma concentração de matéria escura em estado muito puro.

Tal feito foi conseguido através da utilização do telescópio Hubble, que permitiu a observação de tal mistura de matéria comum.

A nuvem escura situa-se no centro das galáxias Abell 520, desafiando as teorias que concluem que as galáxias têm de permanecer vinculadas à sua componente escura.

A origem desta matéria escura é desconhecida, já que nunca antes tinha sido observada diretamente. Em contrapartida, a sua existência é considerada fundamental para a rotação nas galáxias e para que não se separem dos respetivos cúmulos.

A matéria escura constitui mais de 80% da massa das galáxias e é detectada pelos seus efeitos gravitacionais.

Desta forma, pode comportar-se como uma lente gravitacional, capaz de distorcer a trajetória da luz de outras galáxias localizadas por trás. Trata-se do mesmo efeito que produz os anéis de Einstein.

Embora não haja nenhum argumento que explique a separação entre a matéria comum e a escura, os astrônomos responsáveis por este estudo especulam que o cúmulo de Abell 520 seja o resultado de colisões entre, pelo menos, três grandes cúmulos de galáxias.


Fonte: Canal de História

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...