Uma pequena espécie de perereca, considerada extinta na Austrália há 17 anos, foi redescoberta por especialistas nas florestas tropicais do norte do país, informa a agência AP.
Conhecida como perereca-de-armadura Litoria lorica, o pequeno animal - que pode ter até 4 cm de comprimento - havia desaparecido em 1991 devido a um fungo trazido pelos seres humanos que é fatal para esta espécie.
Há dois meses, um estudante de doutorado da Universidade de James Cook, em Townsville, que investigava outra espécie de perereca em Queensland, encontrou animais que pareciam ser pererecas-de-armadura em um riacho.
De acordo com Conrad Hoskin, pesquisador da Universidade Nacional Australiana, em Camberra, a identificação da espécie foi confirmada por testes de DNA analisados a partir de amostras de tecido do anfíbio.
As pererecas em questão possuem a cor marrom claro e o corpo é revestido por manchas em tom marrom escuro. Até agora, foram encontrados entre 30 e 40 exemplares.
De acordo com o professor Ross Alford, que estuda anfíbios em perigo de extinção na Universidade de James Cook, a maioria dos exemplares encontrados estavam infectados pelo fungo, porém, pareciam não ser afetados pela enfermidade. O biólogo se propôs a estudar a espécie para determinar como ela conseguiu sobreviver à doença.
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário