A Igreja da Cientologia será julgada pelo Tribunal Correcional de Paris por "fraude organizada", informou uma fonte ligada ao caso.
A Cientologia foi fundada nos Estados Unidos. em 1954. pelo escritor de ficção científica Lafayette Ron Hubbard como uma "filosofia religiosa aplicada" para "fazer o homem mais feliz através da compreensão de si mesmo como ser espiritual".
A igreja foi reconhecida oficialmente como religião nos EUA quase 20 anos mais tarde. No entanto, é considerada seita e acusada na França e em outros países europeus --entre eles Bélgica, Alemanha e Grécia-- de explorar financeiramente os membros. Em 2007, a justiça espanhola permitiu a inscrição da Cientologia no "Registro de Entidades Religiosas".
Os responsáveis pela igreja na França não quiseram comentar o julgamento alegando não haver recebido notificação judicial. Eles se disseram surpresos por receber a notícia do julgamento após a mídia.
Em 2006, houve uma petição pelo arquivamento do caso alegando que as provas eram insuficientes. O juiz de instrução de delitos financeiros, Jean-Christophe Hullin, afirmou que "possíveis motivações políticas" podem ter levado ao arquivamento do caso e pediu um novo julgamento.
O advogado de um de seus líderes, Olivier Morice, disse à emissora "France Info" que as "conseqüências podem ser duras para a Cientologia" já que "pode causar uma eventual dissolução da igreja [da Cientologia] parisiense".
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário