quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sapos-cururus ameaçam crocodilos na Austrália


Sapos venenosos estão provocando uma considerável mortalidade de crocodilos de água doce na Austrália, o que coloca a espécie em risco, advertiram especialistas.

Os sapos-cururus Bufo Marinus, com a cabeça salpicada de veneno, provocaram o desaparecimento de mais da metade dos crocodilos em alguns rios dos Territórios do Norte, anunciou o professor Keith Christian, da Universidade Charles Darwin.

"Um estudo recente no rio Victoria revelou que, em um ano, 77% dos crocodilos morreram depois de ingerir sapos-cururus", declarou.

Esta espécie de sapo, originária da América Central e do Sul, foi introduzida em 1935 na Austrália para erradicar os coleópteros que arrasavam as plantações costeiras de cana-de-açúcar.

Os sapos se proliferaram até constituir uma população de milhões de animais que representam uma ameaça para a fauna e a flora.

Os anfíbios têm atrás da cabeça pequenos depósitos que contêm um veneno tão potente que pode provocar a morte em questão de minutos a crocodilos, cobras e outras espécies.


Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...