quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Russos Descobrem Esculturas Paleolíticas


Se Deus criou Eva a partir de uma costela de Adão, os caçadores do Paleolítico russo criaram figuras femininas a partir de presas de mamute. Há 20.000 anos, a Rússia ocidental era um paraíso, povoado por mamutes e bisontes que constituíam a principal dieta dos caçadores da chamada cultura Konstenki-Avdeevo do paleolítico superior.


Até o momento os arqueólogos russos Hizri Amirjanov e Serguei Lev encontraram no sitio de Zaraysk, 155 km a sudeste de Moscou, duas figuras de mulher, um bisonte com as pernas quebradas e outros objetos cônicos esculpidos com dentes de mamute que compõem um raro e precioso tesouro para poder entender a dimensão artística e espiritual dos nossos antepassados.



A revista Antiquity acaba de publicar esses achados feitos nos últimos anos no sítio de Zaraysk, uma caixa de surpresas da paleontologia russa descoberto em 1980, onde se acumulam restos antigos entre os 22.000 e 16.000 anos.

"O significado do achado encontra-se na sua raridade. Não se trata de ferramentas que os arqueólogos frequentemente encontram em depósitos deste tipo, mas a manifestação de uma cultura espiritual.

Esta é uma das primeiras manifestações de arte criativa neste território, e um exemplo da imagem estética dos nossos antepassados ", explicou a elmundo.es Hizri Amirjanov, chefe do departamento de Idade da Pedra do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia.


Fonte: El Mundo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...