quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ENCONTRADOS SARCÓFAGOS DE MADEIRA NO EGITO



Arqueólogos japoneses trabalhando no Egito encontraram quatro sarcófagos de madeira em uma sepultura que podem remontar a 3.300 anos, afirmou o governo egípcio na quinta-feira.

A equipe da Universidade Waseda em Tóquio descobriu os sarcófagos antropomórficos em um túmulo no cemitério de Sakkara, a cerca de 25 km (15 milhas) ao sul do Cairo, disse o Conselho Supremo de Antiguidades em uma declaração.



Sakkara, o cemitério da antiga cidade de Memphis, continua a ser uma das mais ricas fontes de antiguidades egípcias. Arqueólogos dizem que ainda resta muitas antiguidades enterradas na areia.

O túmulo continha também três vasos Canópicos de madeira, nos quais os antigos egípcios preservavam os órgãos internos, e quatro caixas com ushabtis, estátuas em miniatura dos empregados que serviriam o morto na outra vida, disse a declaração.



Os sarcófagos não continham múmias porque o túmulo foi assaltado em tempos antigos, mas tem a pintura antiga original em preto e amarelo, mostrando deuses egípcios.

Uma das caixas com ushabtis está em excelente estado e estava fechada, mas a maioria das 38 figuras de madeira no interior foram quebradas. Ela pertencia a um homem com o nome de Tut Bashu, que era o proprietário original de um dos sarcófagos.

Outro sarcófago pertence a alguém chamado Ari Saraa. A declaração não deu pormenores sobre os mortos, mas disse que os enterros datavam do período Ramessida, entre 1.300 e 330 aC.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...