A equipe da Universidade Waseda em Tóquio descobriu os sarcófagos antropomórficos em um túmulo no cemitério de Sakkara, a cerca de 25 km (15 milhas) ao sul do Cairo, disse o Conselho Supremo de Antiguidades em uma declaração.
Sakkara, o cemitério da antiga cidade de Memphis, continua a ser uma das mais ricas fontes de antiguidades egípcias. Arqueólogos dizem que ainda resta muitas antiguidades enterradas na areia.
O túmulo continha também três vasos Canópicos de madeira, nos quais os antigos egípcios preservavam os órgãos internos, e quatro caixas com ushabtis, estátuas em miniatura dos empregados que serviriam o morto na outra vida, disse a declaração.
Os sarcófagos não continham múmias porque o túmulo foi assaltado em tempos antigos, mas tem a pintura antiga original em preto e amarelo, mostrando deuses egípcios.
Uma das caixas com ushabtis está em excelente estado e estava fechada, mas a maioria das 38 figuras de madeira no interior foram quebradas. Ela pertencia a um homem com o nome de Tut Bashu, que era o proprietário original de um dos sarcófagos.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário