sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

GUEPARDO RARO FOTOGRAFADO NO SAARA


Um "incrível, raro e esquivo" chita foi fotografado usando câmeras-armadilha no Saara argelino por cientistas da Zoological Society of London (ZSL).


Possivelmente existem menos de 250 adultos de guepardos saarianos no noroeste africano, fazendo com que essa subespécie esteja criticamente em perigo. Porém muito pouco se sabe sobre o felino.

As primeiras fotografias do guepardo com câmera-armadilha, foram tiradas como parte de um estudo sistemático em 1750 milhas quadradas no Saara central. Os cientistas estão próximos de conseguir informações sobre a população, o movimento e o modo como ele interage no seu ambiente.

O guepardo, ou chita, é encontrado em todo o deserto do Saara, e savanas do norte e oeste da África, em uma pequena e fragmentada população. Se acredita que a maior delas esteja na Argélia.

O estudo identificou quatro diferentes guepardos Saarianos, analisando o padrão de suas manchas, que são únicos para cada animal.

A pesquisa fotográfica também confirmou a presença de gatos da areia na região, e confirmou que o antílope oryx - já extinto na selva - viveu uma vez na área.

A doutora Sarah Durant, investigadora sênior da ZSL, disse: "O chita do Saara está criticamente ameaçado, mas não se sabe quase nada sobre a sua população, esta nova prova, e os trabalhos de pesquisa em curso, são extremamente significativos."

Farid Belbachir, pesquisador estudante da ZSL e da Universidade de Bejaia, na Argélia, afirmou: "Esta é uma rara e esquiva subespécie de chita, e atualmente sua população esta estimada em menos de 250 indivíduos adultos". "Este estudo nos fornecerá informações sobre a população, movimentação e ecologia".

A pesquisa é realizada pela ZSL, pelo Office du Parc National de l'Ahaggar e pela Université de Bejaia, com o apoio da Wildlife Conservation Society e Panthera, uma organização dedicada à conservação das 36 espécies de gatos selvagens no mundo.


Fonte: Telegraph

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...