quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NOVO ROEDOR É ENCONTRADO NAS FILIPINAS

O Hamiguitan batomys


Uma nova espécie de rato foi encontrada em uma montanha no sul das Filipinas, informou o departamento de meio ambiente filipino na quarta-feira (18).

O Hamiguitan batomys, ou rato de cauda longa, é um roedor amarelo-castanho, com uma longa cauda peluda. Pesando cerca de 175 gramas, ele vive a 950 metros acima do nível do mar nas florestas de musgos do Monte Hamiguitan na ilha de Mindanao.

Foi descoberto em uma expedição conjunta E.U.A-Filipinas em 2006, que envolveu peritos do Field Museum of Natural History de Chicago, declarou a agência governamental filipina.

O Hamiguitan batomys está relacionado a várias outras espécies encontradas no centro de Mindanao, ilha vizinha de Dinagat e da principal ilha filipina de Luzon. Mas o seu habitat natural é uma área de menos de 10 quilômetros quadrados, disse a agência .

Lawrence Heaney, curador de mamíferos no museu de Chicago, afirmou: "A invulgar história geológica de Mindanao Oriental nos leva a prever que outras espécies atualmente desconhecidas, exceto aos residentes locais, podem viver lá."

Ele disse que a equipe continuará a "encontrar, descrever e conhecer as necessidades de habitat dessas espécies antes da exploração madeireira, mineração, ou de outras atividades humanas reduzirem suas chances de sobrevivência".

Heaney disse que as Filipinas "tem um dos maiores números de espécies únicas de mamíferos de qualquer lugar do mundo. Mais de 125 espécies de mamíferos só são encontradas nas Filipinas. "

Danilo Balete, o líder da expedição filipina, disse que o Hamiguitan batomys é o primeiro mamífero a ser descrito em Mindanao Oriental, e é o primeiro mamífero que vive apenas nessa área. " Isto o leva a suspeitar que a montanha é "uma parte única, biologicamente sem igual nas Filipinas".


Fonte: Yahoo News

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...