Há algumas ideias para ressuscitar o parque temático, inaugurado em 2003 e que faliu em 2006, mas seu futuro financiamento continua escrito nas estrelas.
O Mystery Park, em Interlaken (centro-oeste da Suíça), vai reabrir suas portas de 15 de maio a 1° de novembro e procurar o sucesso com um "conceito levemente aguado", como diz o diretor executivo Marcel Meier.
Especialmente a parte destinada a atividades de lazer para crianças e famílias será complementada com novidades e deve se tornar mais atraente. A reabertura para uma temporada de verão vai gerar 35 a 40 empregos.
Meier espera poder apresentar um balanço equilibrado no final da temporada. Mas, com certeza, não sobrará dinheiro para investimentos no futuro do parque, acrescentou durante entrevista coletiva à imprensa, na quinta-feira (16/4).
New Inspiration AG arca com o risco
Ele não quis revelar números concretos do orçamento. O risco financeiro será arcado completamente pela empresa New Inspiration AG, que construiu e administrou o parque até a sua falência.
Apesar das dificuldades financeiras, na opinião de Meier, o parque teve sucesso parcial nos três anos de funcionamento. Ele recebeu um milhão de visitantes no período de 2003 a 2006. Seu plano financeiro previa, porém, meio milhão de visitantes por ano.
Segundo Meier, com a reabertura para uma temporada se pretende reunir idéias para uma nova concepção do parque. Além de uma renovação total, ele pensa em projetos complementares, como "Jungfrau Miniature" e "Swisspower", bem como a construção de um hotel e um pavilhão de feiras e eventos.
Tentativas de salvamento
Desde o fechamento do parque em dezembro de 2006, várias tentativas de salvamento fracassaram por serem demasiadamente "aventureiras" ou por falta de investidores.
Erich von Däniken mostrou-se "feliz pelo reinício da aventura". Ele disse que, nos últimos três anos, durante palestras no exterior, foi perguntado muitas vezes quando o parque reabriria.
O "caçador de extraterrestres" fará durante este verão europeu uma série de palestras sobre o retorno dos deuses em 23 de dezembro de 2012, supostamente profetizado pelo calendário Maya.
"Ressurreição em etapas"
Em entrevista ao jornal Tagesanzeiger.ch, Von Däniken manifestou a esperança de que a reabertura seja o início de uma "ressurreição em etapas". Ele disse que o parque "nunca deveria ter sido fechado. Para fazer um nome na Europa, ele teria de funcionar pelo menos por cinco anos."
Perguntado se a Suíça precisa de um Mystery Park, Erich von Däniken não deixa dúvidas. "O mundo precisa de um Mystery Park. As perguntas não respondidas ocupam as pessoas. Em Interlaken, mostramos enigmas e levantamos questões. Nunca se tratou de dar respostas. (...) Nós ensinamos as pessoas a novamente ficarem perplexas."
Fonte: Swiss Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário