O achado é uma esperança para as espécies vulneráveis encontradas em números pequenos em outros lugares. Mas a população recentemente descoberta já é ameaçada pelas mudanças climáticas e redes de pesca, disse a Wildlife Conservation Society.
Cerca de 6.000 golfinhos Irrawaddy, que estão relacionadas com as orcas, foram encontrados vivendo em regiões de água doce do manguezal florestal Sundarbans em Bangladesh e nas águas adjacentes da Baía de Bengala.
Antes deste estudo, as maiores populações conhecidas de golfinhos Irrawaddy totalzavam algumas centenas.
"Esta descoberta nos dá uma grande esperança de que há um futuro para os golfinhos Irrawaddy", afirmou o autor principal do estudo, Brian Smith.
"Bangladesh claramente serve como um importante santuário para os golfinhos Irrawaddy, e a conservação desta região deve ser uma prioridade."
O golfinho Irrawaddy cresce até oito metros de comprimento e freqüenta grandes rios, estuários e lagoas de água doce no sul e sudeste da Ásia.
Os cientistas não sabem exatamente quantos golfinhos Irrawaddy restam. Em 2008, foram listados como vulneráveis pela União Internacional de Conservação.
Durante o estudo, os investigadores encontraram dois golfinhos que se enredaram e posteriormente s afogaram em redes de pesca - uma ocorrência comum, de acordo com os pescadores locais.
A subida do nível do mar causada pelas alterações climáticas também ameaça os golfinhos de água doce, disseram os investigadores.
A Wildlife Conservation Society pediu às autoridades de Bangladesh que estabeleça um santuário para os golfinhos no manguezal da floresta Sundarbans .
"O santuário pode levar algum tempo", disse Mohammad Jalilur Rahman, um funcionário do Instituto de Pesquisa da Pesca de Bangladesh.
Fonte: Daily Mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário