Cientistas descobriram uma nova espécie de lagarto na exuberante cordilheira de Ghats Ocidental no estado indiano de Maharashtra.
O pequeno réptil é um gecko e foi encontrado pelo taxonomista Varad Giri no distrito de Kolhapur. Foi nomeado Cnemasspis kolhapurensis.
Giri, curador da Bombay Natural History Society, disse à BBC que os anfíbios e répteis de Ghats Ocidental nunca foram pesquisados.
Brilho iridescente
"Esse gecko em particular nunca foi visto em nenhuma parte do mundo", disse ele. Giri notou inicialmente o lagarto em 2005, durante uma vistoria de uma das florestas da região.
O taxonomista Varad Giri
"Quando eu tropeçei nele, o lagarto parecia um espécime normal", disse ele. "Tinha basicamente a forma de um gecko, mas depois vi que era interessante, pois as suas escamas eram brilhantes."
Ele disse que quando o gecko ficou em uma determinada posição, a cauda e o dorso exibiram um "brilho iridescente".
A iridescência é comum em uma grande variedade de répteis - mas não em geckos. Giri e sua equipe analisaram o espécime, e perceberam que era uma espécie desconhecida.
Eles então pediram ajuda ao Dr. Aaron M. Bauer, um especialista em lagartos da Villanova University, nos E.U.A, para confirmar a descoberta.
O Cnemasspis kolhapurensis é de pequena dimensão e têm uma pupila circular, em vez de elíptica.
Eles são geralmente encontrados em florestas, embora alguns também tenham sido encontrados em áreas desabitadas. Giri disse que é um espécime terrestre e pode ser visto sob folhas e rochas.
'Sob ameaça'
"Atualmente, esta espécie é conhecida somente nesta área. É endêmica na parte setentrional de Ghats Ocidental", acrescentou.
A cordilheira de Ghats Ocidental é conhecida mundialmente por ser um "ponto quente de biodiversidade".
Mas analistas dizem que a área está em risco e a biodiversidade em crise, porque está sob a ameaça de madeireiras e invasão humana.
Giri diz que a descoberta poderá ajudar nos argumentos para a preservação de partes da paisagem.
"Isso é realmente importante agora, porque há muita interferência humana e desmatamento", disse.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário