quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vacas matam cerca de 20 pessoas ao ano nos EUA


A imagem das vacas como criaturas plácidas e gentis é uma fantasia urbanóide, a considerar de um artigo publicado nesta sexta-feira pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, segundo o qual cerca de 20 pessoas ao ano são mortas por vacas no país.

Em alguns casos, elas atacam seres humanos, os chifram, derrubam, pisoteiam ou escoiceiam na cabeça-, o que pode resultar em ferimentos fatais na cabeça ou peito.

As vacas mães, como outros animais, podem proteger seus filhotes ferozmente, e os touros de rebanhos de ordenha "são especialmente protetores quanto ao seu rebanho, e ocasionalmente perturbam a alimentação, limpeza e ordenha", aponta o estudo.

O artigo, publicado na revista Morbidity and Mortality Weekly Report, discute 21 casos de pessoas mortas por gado bovino entre 2003 e 2008, em Iowa, Kansas, Missouri e Nebraska.

Em 16 casos, "foi determinado que o animal atacou a vítima deliberadamente", aponta o relatório. Em cinco casos, pessoas foram abalroadas por bovinos ou comprimidas contra paredes ou portões.

Dez dos ataques foram realizados por bois, seis por vacas e cinco por "múltiplos bovinos". Um terço das mortes foram causadas por animais que já haviam demonstrado agressividade no passado.

Todas as vítimas morreram de ferimentos na cabeça ou peito; a última morreu depois que uma vaca o derrubou e com isso a seringa que ele levava ao bolso o espetou, injetando um antibiótico que ele aplicaria no animal. Em pelo menos um dos casos, o animal atacou por trás.


Fonte: Terra/The New York Times

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...