Uma aranha recém-descoberta recebeu o nome da estrela do rock David Bowie, em um esforço para aumentar a consciência sobre o número de espécies de aracnídeos ameaçados de extinção.
A Heteropoda davidbowie distingue-se pela sua grande dimensão e os pelos amarelos, e só é encontrada em partes da Malásia.
Bowie aparentemente foi selecionado para a honra por causa de sua contribuição musical ao mundo dos aracnídeos - em 1972 fez o álbum conceitual The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.
Peter Jäger, o perito alemão em aracnídeos que descobriu a Heteropoda davidbowie, disse que batizar as aranhas com nomes de celebridades ajuda a chamar a atenção para o estado marginal de muitas espécies, e como a atividade humana está destruindo seus habitats.
As autoridades ambientais têm tradicionalmente mostrado relutância em incluir as aranhas em listas de animais ameaçados de extinção, mas militantes como Jäger argumentam que o seu declínio mina a diversidade genética na natureza.
"Nós estamos trabalhando contra o tempo", disse a The Observer. "Nós também estamos perdendo rapidamente os recursos genéticos que evoluíram em mais de 300 milhões de anos."
No ano passado, a aranha paraquedista Rameshwaram estava entre as milhares de criaturas incluídas numa "lista vermelha" de espécies ameaçadas elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Menos de 500 aranhas permanecem com os seus habitats florestais na ilha indiana de Rameshwaram, perto do Sri Lanka, desflorestados para fazer quartos de hotéis e estâncias turísticas.
Fonte: Telegraph
Nenhum comentário:
Postar um comentário