sábado, 17 de outubro de 2009

Antropólogo: homem pré-histórico seria mais rápido que Bolt


O antropólogo australiano Peter McAllister defendeu no seu livro "Manthropology" que os aborígenes australianos pré-históricos conseguiriam vencer facilmente o jamaicano Usain Bolt, atual campeão de velocidade do mundo.

Segundo McAllister, muitos homens da etnia Tutsi, em Ruanda, conseguiriam superar o atual recorde de salto em altura, de 2,45 metros, durante seus rituais de iniciação, e qualquer mulher Neanderthal conseguiria vencer Arnold Schwarzenegger em uma queda de braço.

De acordo com informações do jornal The Independent, McAllister baseia seus argumentos em análises de pegadas fossilizadas de vários homens pré-históricos, durante perseguição a um animal, e garante ter encontrado evidências de que o homem moderno é inferior aos seus antepassados nesses quesitos.

O estudo das pegadas mostra que os homens pré-históricos atingiam uma velocidade próxima de 37 km/h, em contraste com os 42 que Bolt alcançou na final dos 100m, nos Jogos de Pequim, em 2008.

No entanto, o antropólogo alerta que o homem pré-histórico poderia chegar aos 45km/h caso tivesse aos seu dispor as mesmas condições que o homem moderno, sapatilhas e treino adequado.

"Se eles conseguiam correr a uma velocidade de 37 km/h num terreno alagadiço, há uma grande possibilidade de que fizessem melhor que Bolt caso tivessem as mesmas condições que ele", assegura Peter McAllister na sua obra.

Segundo McAllister, fotografias tiradas por um antropólogo alemão mostraram jovens saltando alturas de até 2,52 metros, nos primeiros anos do século passado.

"Foi um ritual de iniciação, todo mundo tinha que fazer isso. Tinham que ser capazes de saltar a própria altura para provar sua masculinidade", disse ele.

"Era algo que eles faziam o tempo todo, eles viviam uma vida muito ativa desde muito cedo e, por conta disso, desenvolveram habilidades fenomenais no salto."

McAllister disse também que uma mulher de Neanderthal tinha 10% mais massa muscular do que o homem europeu moderno. Se fossem treinadas teriam atingido 90% do volume de Schwarzenegger em seu auge na década de 1970.


Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...