terça-feira, 6 de outubro de 2009

Encontrada tumba pré-colombiana de menina sacerdotisa na costa sul do Perú

Cahuachi (reconstrução)

Visão atual do complexo arqueológico


Se acredita que a menina, entre 12 e 14 anos, ostentou um alto cargo na elite sacerdotal de Cahuachi porque na tumba também foram encontradas valiosas jóias de
ouro, prata e pedras preciosas, disse o diretor do Projeto Nazca, o italiano Giuseppe Orefici.

Um grupo de arqueólogos achou a tumba de uma suposta menina sacerdotisa de mais de 1.500 anos de antiguidade no maior centro cerimonial de adobe do mundo, Cahuachi, na costa sul do Peru, publicou hoje o jornal El Comércio.

Não se descarta que a menina tenha sido considerada como uma divindade nascida na época, de acordo com o arqueólogo italiano.

A tumba, que tem a forma de um pequeno templo com quatro colunas de argila, foi achada no interior de uma serie de quartos instalados entre a grande pirâmide e a pirâmide laranja, ambas parte de Cahuachi, um lugar sagrado para os povoadores de Nazca.

A múmia da menina, que viveu durante os anos 300 a 450 da nossa era, estava envolta em tecidos bordados com figuras de orcas que sustentam lanças com pontas de obsidiana.

A menina, que não foi sacrificada e teria morrido devido a uma doença, tinha uma vértebra a mais do que as pessoas comuns, um buraco no osso do antebraço, assim como marcas de pintura no corpo, segundo os arqueólogos.

Entre os pertences da múmia, que está em bom estado de conservação, se encontrou um adereço de nariz de ouro banhado em prata com 30 centímetros de largura, e colares de espondylus e braceletes deste material, com pepitas de ouro, ametistas, lapislázuli, entre outras pedras.

Também se acharam diversas oferendas como pequenas aves de rapina com o bico fechado com cordas, e um desses animais estava cheio de plantas e linhas coloridas, além de cestas e miniaturas de cerâmica. Cahuachi, se encontra próximo das famosas linhas de Nazca, a 460 quilômetros ao sul de Lima.

Este centro, de 24 quilômetros quadrados, esteve em atividade desde o século IV a.C. até o final do século IV d.C. e se constitui no maior complexo de construções e templos de Nazca.




Fonte: Terra Chile



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...