Temperatura no local é muito alta para a vida como conhecemos.
Um grupo de astrônomos descobriu um novo planeta muito parecido com a Terra, mas maior do que ela, e que poderia ter mais da metade de sua superfície coberta por água. A informação é de um estudo publicado nesta quarta-feira (16) na revista científica Nature.
A "Super Terra", como está sendo chamado o planeta (cujo nome oficial é GJ 1214b), está a 42 anos-luz de distância em outro sistema solar, e seu raio é 2,7 vezes maior que o da Terra.
A descoberta, feita por pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, representa "um grande passo" na busca por mundos semelhantes à Terra, diz Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, que escreveu um comentário sobre a "Super Terra" na Nature.
O GJ 1214b demora 38 horas para fazer sua órbita em torno de uma estrela pequena e fraca, que foi vista pela primeira vez por oito telescópios terrestres comuns - não muito maiores daqueles usados por observadores amadores. Sua relativa proximidade torna possível estudá-lo a ponto de determinar sua atmosfera.
David Charbonneau diz que isso faz dele a "a primeira 'Super Terra' com atmosfera confirmada - mesmo que esta atmosfera provavelmente não seja boa para a vida como a conhecemos".
A temperatura do novo planeta, entre 120ºC e 280ºC, é muito alta para abrigar formas de vida como as terrestres – a temperatura é alta no local apesar de a estrela central de seu sistema ter cerca de um quinto do tamanho do Sol.
A densidade do planeta sugere que ele é composto por cerca de três quartos de água e gelo e um quarto de rocha. Zachory Berta, estudante que primeiro identificou indicações da presença do planeta, diz que ele é "muito menor, mais frio e mais parecido com a Terra do que qualquer outro exoplaneta" – exoplaneta ou planeta extrassolar é qualquer um localizado fora do nosso Sistema Solar
– Apesar de sua temperatura alta, este parece ser um mundo de água.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário