Trilhas encontradas no Canadá são de animais que viveram há 565 milhões de anos.
Trilhas encontradas em rochas que datam de 565 milhões de anos são consideradas a mais antiga prova de locomoção animal já registrada em toda a história.
Os fósseis foram descobertos em Newfoundland, no Canadá, e analisados por uma equipe internacional liderada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
São mais de 70 trilhas que revelam que criaturas muito antigas se locomoviam de maneira semelhante às anêmonas.
Alex Liu, do Departamento de Ciências da Terra, da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo, comemorou a novidade.
- As marcas que encontramos indicam claramente que esses organismos exerciam algum tipo de controle muscular durante a locomoção.
Isso é emocionante porque é a primeira evidência de que as criaturas a partir desse período inicial de vida na Terra tinham músculos para permitir movimentos para caçar alimentos ou escapar de algum perigo, ou seja, provavelmente eram animais.
A prova de locomoção de animais antes do período Cambriano (542 a 488 milhões de anos atrás) é tão rara, que os paleontólogos sugeriam que anterior a isso havia apenas marcas de fungos em vês de animais.
Isso muda com os fósseis recém-achados, pois fazem parte do período Ediacarano (630 a 542 milhões de anos atrás).
O relatório completo sobre as trilhas faz parte da edição de fevereiro da revista científica Geology.
O relatório completo sobre as trilhas faz parte da edição de fevereiro da revista científica Geology.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário