quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DNA revela antigos ancestrais dos tigres

Tigre siberiano


Um estudo recente sugere que o tigre pode ser mais antigo e independente das outras espécies de felinos do que se acreditava até agora.

Uma nova pesquisa revelou que a relação entre os tigres e outros grandes felinos, como leões, leopardos e onças-pintadas, é menor do que as ligações que essas espécies têm umas com as outras.

A análise genética dos tigres mostrou que esta espécie começou a evoluir a cerca de 3,2 milhões de anos e seu "parente" mais próximo é o leopardo das neves.


Animal misterioso



No entanto, apesar da enorme popularidade deste animal, e sua condição de espécie ameaçada, ainda há muito a descobrir sobre a sua evolução.

Uma das constatações do novo estudo é que as cinco espécies de grandes felinos, o tigre, leão, leopardo, onça e leopardo das neves, e as duas espécies de pantera nebulosa que vivem no sudeste da Ásia, estão mais ligados uns aos outros do que com outros felinos.

Já estabelecer que relação existe entre cada uma destas espécies é mais complexo. Para este fim, os professores Brian Davis, Gang Li e William Murphy realizaram uma análise do DNA de todos esses felinos.

O estudo comparativo de seus genes mostrou que a relação entre eles é diferente do que se pensava anteriormente.


Espécie em perigo



Leões, leopardos e onças-pintadas, o maior felino das Américas, estão intimamente relacionados.

A onça-pintada começou a desenvolver-se como uma espécie a cerca de 3,6 milhões de anos, antes dos seus parentes próximos.

Mas, naquele momento, o tigre e o leopardo das neves já haviam começado a evoluir como espécies distintas.

De acordo com o artigo publicado na revista Filogenética Molecular e Evolução ", esse fato converte esses dois animais em "espécies irmãs ".

Infelizmente, também o destino dos dois parece estar ligado, pois são os mais ameaçados dos grandes felinos.


Leopardo das neves


Menos de 3.500 tigres vivem em liberdade. Ao mesmo tempo, algumas espécies permanecem enigmáticas. O tigre de Sumatra, por exemplo, foi filmado pela primeira vez este ano, e muito pouco se sabe sobre seus hábitos e estilo de vida.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: BBC


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...