sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sonha em ter um jet-pack? Em breve vai ser possível


Uma empresa na Nova Zelândia vai começar a produzir o primeiro modelo de jet-pack comercial. Pode vir a custar mais que €55 mil e em muitos países pode ser operado sem qualquer licença.

A empresa neozelandesa Martin Aircraft Company vai começar a produzir o primeiro modelo comercial de jet-pack.

A empresa tenciona produzir 500 destes aparelhos por ano, e alega que o seu jet-pack seria ideal para as necessidades dos serviços de emergência, assim como também seria útil para o meio militar e até utilizadores comuns.

Apesar de o site da empresa não adiantar qualquer preço, dizendo apenas que seria equivalente a "um automóvel topo de gama", o jornal britânico Daily Mail avençou a informação de que o aparelho irá custar 50 mil libras (mais de €55 mil).


Aviação ultraleve de consumo pesado


O aparelho pesa pouco mais de 113 quilos, o que significa que em muitos países será qualificado de aeronave ultraleve, não sendo necessária qualquer tipo de licença para o operar.

No entanto a Martin Aircraft já anunciou que vai disponibilizar cursos para ensinar os compradores a conduzirem o seu jet-pack com segurança.



O dispositivo da Martin Aircraft tem uma potência de 200 cavalos divididos entre duas turbinas cujo funcionamento se aproxima mais de um helicóptero do que dos jet-packs tradicionais. Atinge velocidades de 96,5 km por hora e tem uma autonomia de pouco mais de 48 kms.

Não é no entanto um dispositivo verde, visto que consome 37,85 litros de combustível por hora, cerca de cinco vezes o que consome um automóvel comum.


Um sonho de 90 anos


Vem equipado com sistemas avançados de segurança, incluindo uma protecção interna desenhada para proteger o piloto assim como um para-quedas balístico que funciona a baixas altitudes.

A ideia do jet-pack nasceu na década de 1920, no meio da ficção científica, mas o exército americano começou a desenvolver os primeiros protótipos nos anos 50.

A ideia era criar um veículo que permitisse aos oficiais e comandantes movimentarem-se sem problemas em qualquer tipo de terreno.

O mais bem sucedido dos protótipos foi o Bell Rocket Belt, que voou pela primeira vez em 1961, se bem que por apenas 26 segundos.

Esta aposta da Martin Aircraft vai ser a primeira grande tentativa de rentabilizar uma versão comercial de jet-pack.


Fonte: Expresso


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