quarta-feira, 10 de março de 2010

Um neurologista polonês questiona um milagre atribuído a João Paulo II


O Vaticano negou que a causa de beatificação será reconsiderada ou sofrerá atrasos. Surgem dúvidas sobre a cura de uma freira com Parkinson, mas se sabe de outros 251 possíveis milagres.

Embora ainda não seja um santo, nem sequer beato, pessoas em todo o mundo, católicos e de outros credos, reverenciam e oram para ele.

Todo dia, na frente de seu túmulo na Basílica de São Pedro, a devoção por João Paulo II é claramente visível.

Por isso, causou uma pequena celeuma que, precisamente de sua amada Polônia, tenha surgido dúvidas científicas sobre o milagre escolhido para a sua causa de beatificação.

Ninguém ousa em Roma, questionar que o processo de elevação aos altares de Karol Wojtyla não irá prosseguir.

Na pior das hipóteses, poderia sofrer um atraso incomodo.
Possivelmente, nem isso. Mas as declarações do professor de neurologia Grzegorz Opala no jornal polonês Rzeczpospolita, colocou um pequeno ponto de interrogação no que parecia ser um conjunto de certezas.

Se quer beatificar, e posteriormente santificar João Paulo II, devido a cura milagrosa da freira francesa Marie Simon-Pierre.


Marie Simon-Pierre

Em junho de 2005 ela foi curada do Mal de Parkinson, diagnosticado quatro anos antes.
As irmãs de seu convento rezaram para o pontífice polonês, que morreu dois meses antes, porque os sintomas da Irmã Marie tinham piorado.

Um dia, de madrugada, acordou e percebeu que estava totalmente curada. Opala sustenta que algumas enfermidades similares ao parkinson, causadas por traumas psíquicos ou envenenamentos, podem desaparecer espontâneamente.

O neurologista pensa que os sete peritos médicos que devem comprovar o milagre devem ter em conta esta realidade.

O Vaticano foi rápido em desmentir o jornal polonês em sua alegação de que, em caso de dúvida, se descartaria o referido milagre e a beatificação atrasaria. Não fez nenhum comentário, por ser um processo secreto, sobre as avaliações científicas da cura da freira francesa.

É sabido, porém, que estão listados pelo menos 251 possíveis milagres atribuídos a João Paulo II. O problema agora é que alterar a atual causa de beatificação implicaria num atraso de vários anos.

Dizia-se que a beatificação poderia ser em Outubro, mas isso foi quase que totalmente excluído devido a problemas de agenda.

Em certos ambientes do Vaticano foi recebido com alguma apreensão o recente livro publicado pelo postulador da beatificação, o sacerdote polonês Slawomir Oder, em que são revelados supostos aspectos íntimos de sua personalidade, como o fato de que se flagelava
regularmente.

O jornal "La Repubblica" revelou no domingo que não católicos de todo o mundo, muçulmanos, hindus, protestantes e de outras religiões ", escrevem ao Vaticano, pedindo que se santifique João Paulo II, alegando eventos milagrosos em suas vidas que atribuem a ele.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: La Vanguardia


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...