terça-feira, 6 de julho de 2010

Cientistas dizem ter descoberto restos de gladiadora romana

Segundo os arqueólogos, os ossos dos braços e das pernas e as ligações musculares dos restos encontrados indicavam que era um sujeito grande e forte. E a pélvis e a cabeça, além de todos os indicadores de gênero, mostravam que era uma mulher


Arqueólogos britânicos encontraram restos mortais de uma "musculosa mulher" que pode ter sido uma "gladiadora" durante a ocupação do Império Romano no atual Reino Unido.

A mulher foi encontrada em um elaborado caixão com ornamentos em ferro e bronze em Credenhill, na Inglaterra. As informações são do Daily Mail.

"Quando nós olhamos para os ossos dos braços e das pernas, as ligações musculares indicavam que era um sujeito grande e forte. (...) mas a pélvis e a cabeça, além de todos os indicadores de gêneros, diziam que era uma mulher", diz o arqueólogo Robin Jackson.


Gladiadoras romanas


Segundo o cientista, a combinação de um corpo forte e a riqueza do caixão indica que ela seria uma representante feminina entre os gladiadores.

Ainda foram encontrados outros detalhes incomuns referentes ao túmulo, como oferendas e o seu local - no subúrbio, ao invés de ser no cemitério da vila romana, como mandava a lei na época.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...