quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Revelado o mistério da cratera na Guatemala


Os moradores do bairro Ciudad Nueva, no norte da Cidade da Guatemala, lembram que começaram a ouvir barulhos estranhos no chão, e em seguida, pequenos tremores que cessaram de repente. Um dia, sem aviso, o chão desabou, engolindo um edifício de três andares.

Sabe-se agora que os barulhos eram blocos de terra que ruiram internamente dentro de um buraco de 45 metros de profundidade e 20 de diâmetro.

As causas do desabamento, ocorrido em junho, começam a ser conhecidas através do trabalho de um grupo de cientistas do Instituto de Geofísica da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Os primeiros resultados descrevem uma série de fatores que causaram a cratera, diz René Chávez, líder do projeto de pesquisa.

O tipo de solo é frágil, criado a partir de detritos vulcânicos; a área está afundando em um escoamento natural das águas da montanha, quando construiram casas e ruas se tornou uma corrente subterrânea. Existem também vários esgotos clandestinos.

Além disso, há um coletor de esgoto construído a cerca de cinco décadas atrás, que poderia ter ajudado a erosão do terreno.

"O que descobrimos é que a água encontrou um obstáculo e começou de alguma forma a retirar o material, e o sumidouro começou a crescer de baixo para cima", disse Chávez na conversa com a BBC Mundo.


drenagem subterrânea


O buraco se formou ao longo de vários anos, até décadas, disse Chávez.

A erosão atingiu um ponto que o solo não pode suportar o peso das construções na superfície e, em seguida, veio abaixo.

O ponto de ruptura pode ter sido as fortes chuvas causadas pela tempestade tropical Agatha, que caiu na Guatemala nos dias em que a cratera se abriu.

Há elementos adicionais, tais como os esgotos clandestinos que não estão conectados à rede central, mas provavelmente a algum buraco no chão. Os dejetos contribuiram com a erosão do terreno.

"Não foi de repente, houve desprendimento de blocos de forma diferente", disse à BBC David Zamudio, Coordenador de Ligação do Instituto.

O poço tem uma forma cilíndrica nos primeiros metros, mas depois se amplia para uma caverna enorme.


E o coletor?


Um dos elementos mais controversos do fenômeno é o coletor de 2,5 metros de diâmetro que cruza o norte da capital Guatemalteca.


De acordo com especialistas, as evidências encontradas até agora indicam que o túnel construído para assentar o tubo, não teve suficiente compactação, ou então a técnica utilizada não calculava as chuvas que cairam na região nos últimos anos.

A água proveniente do escoamento poderia ter desgastado o túnel, o que ajudou na erosão do solo.

No local do afundamento havia uma abertura, ou seja, um tubo usado para monitorar o estado do coletor.

Isso é importante, disse Chávez, porque essa abertura é capaz de mudar o fluxo e, assim, aumentar o desgaste das paredes.

Neste cenário contribui o fato de que em 2007 uma cratera semelhante surgiu a poucos quilômetros da Ciudad Nueva, e também na rota do coletor. Na área do primeiro desabamento também existia uma abertura.


Tomografía do solo


Pode haver novas crateras na Cidade da Guatemala?

Talvez, dizem os pesquisadores da UNAM, e para evitar, organizaram outras visitas ao país para estudar o terreno, especialmente o coletor de esgoto.

A idéia é medir a resistência do solo através de uma tomografia elétrica, em um trecho de 1,5 quilômetros de extensão e uma profundidade de 100 metros.

Com o resultado dessa verificação será possível compreender os riscos de afundamentos, e eventualmente, evacuar as áreas de risco.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: BBC Mundo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...