Uma moradora de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, recebeu uma visita inesperada na quinta-feira (30) ao chegar do trabalho.
Um lagarto de meio metro de comprimento foi encontrado no quintal de sua casa. Assustada, a moradora, Maria da Glória Miranda, chamou os bombeiros para retirar o animal.
De acordo com Paulo Henrique Velasco, biólogo do zoológico de Niterói, o lagarto em questão trata-se de um teiú e pode ser agressivo, caso sinta-se ameaçado.
“É um Tupinambis Teguixim, mais conhecido como teiú. Ele é carnívoro e costuma se alimentar de pequenos animais, mas também se alimenta de plantas.
Ele pode até atacar para se defender”, explicou. Ainda segundo o biólogo, a espécie é a que apresenta os maiores lagartos do Brasil. “Eles podem chegar a dois metros de comprimento”, conta o biólogo.
Ciente do perigo, a professora contou ao G1 que desde que chegou em casa não foi no quintal. “Eu não estava com medo, mas preferi não arriscar.
Já vi pela janela que ele se movimentou um pouco para uma área onde existem algumas plantas”, disse Maria da Glória.
Ainda segundo a professora, o animal deve ter vindo de uma reserva que fica perto de sua casa.
Bombeiros capturaram o animal
De acordo com Maria da Glória, três bombeiros foram até sua casa para recolher o lagarto. E, mesmo sendo "três contra um", ela diz que a equipe teve trabalho para pegar o animal.
"O lagarto atacou eles. Foi preciso jogar uma tela sobre o animal para capturá-lo. Eles ainda tiveram que correr pelo quintal, mas felizmente correu tudo bem", contou a professora.
Por se tratar de um animal silvestre, o Corpo de Bombeiros aconselha que a população não tente capturá-lo.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário