quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cães são inimigos da vida selvagem, diz pesquisa


O melhor amigo do homem pode ser um grande inimigo da vida selvagem, segundo os biólogos da Utah State University, em artigo publicado no jornal BioScience, que traça os efeitos nocivos dos cães em outros animais.

Baseado em um mix de pesquisas e seus próprios estudos de caso, a pesquisadora Julie Young e outros quatro cientistas concluíram que cães silvestres que perambulam a esmo podem causar destruição à vida selvagem, especialmente a espécies em perigo, vitimando-as ou transmitindo doenças.

- Nós temos uma tendência a deixar de lado o impacto dos cães na vida selvagem porque geralmente pensamos neles como companhia - disse Young, que citou exemplos de Idaho, onde a presença de cães diminuiu a população de cervos, e do Colorado, onde um estudo mostrou que linces evitavam trilhas onde as pessoas caminhavam com seus cães.

Na reserva de Navajo, no Arizona, cães silvestres perseguem animais de criação, dizimando pequenos mamíferos como coelhos e agindo como vetores de raiva entre pessoas e animais.

A questão chamou a atenção dos pesquisadores quando eles estudavam três espécies em extinção na Ásia central: carneiros selvagens, gazelas e antílopes. Após o estudo, eles descobriram que os cães podem causar mais estragos à vida selvagem e às criações que lobos e outros predadores.


Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...